O mercado imobiliário na Grécia em setembro

Setembro é um mês de reorganização e definição de novos objetivos, assim como para o governo grego, que anuncia os seus objetivos todos os anos em setembro na Feira Internacional de Salónica.

De acordo com o discurso do Primeiro Ministro, o crescimento da economia grega chegará a 4,2%. O número foi revisto posteriormente em setembro para 5,9% e, segundo analistas, pode até chegar a 6,1%. O crescimento também se reflete no Mercado Imobiliário com os imóveis comerciais e residenciais mantendo preços mais elevados do que nunca na última década, e com uma dinâmica que parece não perder o ritmo.

Não foram muitas as transações anunciadas em setembro, mas de acordo com o que foi publicado nos órgãos de comunicação social, edifícios comerciais, escritórios e residenciais foram, na sua maioria, os imóveis que mudaram de proprietário.

Residencial

De acordo com os dados do BoG, os preços dos imóveis residenciais na Grécia aumentaram ainda mais, especialmente em regiões específicas, como Ática, Salónica e, em geral, as regiões urbanas. Os imóveis residenciais, de acordo com os dados, são 4,7% mais caros do que eram no primeiro semestre de 2020. Em Atenas, a Premia Properties adquiriu uma propriedade independente de apartamentos com serviços localizada no Pireu (área de Agios Dionysios), e a transação teve um investimento de € 10,2 m.

Edifícios comerciais

Escritórios de qualidade ainda são um unicórnio no mercado grego, embora muitas transações tenham sido anunciadas recentemente e tenham existido anúncios para a construção de novos edifícios, que são construídos seguindo as diretrizes de eficiência energética e “política verde”. Em setembro, é de salientar a venda pela Trastor REIC de um piso de escritório em Atenas, transação anunciada publicamente.