O mercado imobiliário de Itália em maio

Com o projeto MoLeCoLa (Mobilidade, Aprendizagem, Laboratório Comunitário), a Hines surge como vencedora do Reinventing Cities, o concurso lançado pela Câmara Municipal de Milão para requalificar a área da Bovisa.

A proposta está atualmente em revisão e inclui a construção da nova Ferrovie Nord HQ por 18 milhões de euros, juntamente com residências de estudantes, arrendamento de curto prazo, áreas verdes e instalações desportivas.

Enquanto isso, Vitali spa iniciou as obras para requalificar a antiga área de Rizzoli, Milão, cobrindo 50.000 m² de área. Assim que estiver terminada, a área será convertida em escritórios, espaços de coworking e espaços de lazer no âmbito do projeto Welcome, Feeling at Home.

No que diz respeito à hotelaria, várias marcas internacionais anunciaram novos hotéis cinco estrelas em Itália nos últimos meses. Para citar alguns, Belmond e Four Seasons vão abrir em Puglia, Rosewood, Delano, 7Pines Kempinski e Baglioni na Sardenha, Oetker Collection em Capri, Six Senses e Marriott serão inaugurados em Roma.

Residencial

A Generali adquiriu da UniCredit um empreendimento residencial em Maggiolina, Milão, por 80,7 milhões de euros. O ativo consiste em 18 edifícios residenciais com uma superfície de 34.000 m² para um total de 144 apartamentos.

Com um portefólio residencial avaliado atualmente em 2,5 bilhões de euros, incluindo arrendamento de longa duração e residência de estudantes, a Hines está prestes a fechar uma operação na Porta Vittoria, em Milão, para 250 apartamentos. A empresa também começou a desenvolver 1200 unidades em Milanosesto, 800 unidades em San Siro, 200 perto de Navigli e 70 na Torre Velasca.

Escritórios

A Barings vendeu um prédio comercial localizado no centro de Milão a uma seguradora líder no mercado. Com uma superfície de 5.000 m², o ativo foi recentemente reformado e é certificado pelo LEED Platinum.

Em Milão, a Stella Real Estate venceu o leilão lançado pela Prefeitura de Milão para um edifício inteiro no bairro de Brera, com 4.366 m2. Com uma oferta de 52,5 milhões de euros, Stella Real ganhou a outros investidores como Generali, Kervis, Coima e Benetton.

Em Torino, a Azimut assinou por 38 milhões de euros o contrato preliminar para adquirir uma parte dos antigos escritórios da La Stampa, de um vendedor privado. O ativo, que cobre aproximadamente 16.000 m², será convertido em instalações da Universidade de Torino. A operação foi financiada pelo Banco Bpm e Intesa Sanpaolo.

A Enpam vendeu o portefólio do Project Dream para a Apollo Global Management por 842 milhões de euros, resultando num ganho de capital de 156 milhões de euros. O portefólio inclui 68 ativos, principalmente escritórios, localizados em Roma e Lombardia e cobre cerca de um milhão de metros quadrados. Lazard atuou como consultor financeiro da Apollo.

Bancos

O Intesa Sanpaolo colocou no mercado NPLs provenientes de arrendamento mercantil por 4 bilhões de euros. Entre os potenciais compradores estão Bain Capital Credit, Fortress, Intrum, Prelios e Fonspa. O Mediobanca coordena a operação.

Hotéis

A Vastint planeia investir 23 milhões de euros no desenvolvimento de um hotel Marriott de quatro estrelas em Gênova, com 144 quartos. Localizado na área de San Teodoro, será o primeiro hotel ecológico da cidade. A inauguração será em 2023.

Logística

A Aquila Capital Green Logistics adquiriu um hub logístico em Tortona, perto de Alessandria, com uma área edificável de 103.000 m2. Aquila Capital planeia implantar dois armazéns, Tortona I e Tortona II Green Logistics Park, para uma altura de 12 m e uma superfície total de 155.403.

AKNO lançou as obras para AKNO Settala 2 Business Park em Settala (Milão) para uma superfície total de 53.000 m2. O parque será totalmente destinado ao grupo químico alemão Henkel. A construção terá início após a recuperação e requalificação da área existente da antiga fábrica da Henkel. A conclusão do parque empresarial está prevista para dezembro de 2021.

Sempre em Milão, a Prologis concluiu o Milano DC2, a primeira instalação de logística urbana construída sob medida na Itália, cobrindo 13.300 m² em nome de um correio expresso.

Ativos Alternativos

A M&G vai investir por meio do encaminhamento de financiamento de 63 milhões de euros para a implantação de uma residência estudantil em Torino, na região de Cenisia. A instalação vai oferecer 582 camas, distribuídas em cinco andares.