O mercado imobiliário italiano em Junho

O Município de Verona vendeu por 26,5 milhões de euros uma parte do terminal de carga de Verona, Quadrante Europa, a um comprador cuja identidade não foi revelada.

Várias transações foram registadas em Itália durante o mês de Junho

Residencial

Borgosesia adquiriu por 7 milhões de euros a totalidade do capital social da Como 11 Srl, que tem 13 apartamentos recentemente remodelados em Corso Como, Milão.

Cariplo vendeu a Kervis Sgr uma carteira imobiliária constituída por seis propriedades na Lombardia com uma superfície total de 54.000 m2. A carteira é constituída principalmente por propriedades residenciais, comerciais e de escritórios.

Em Rozzano (Milão), Borio Mangiarotti adquiriu uma antiga área industrial de 6.000 m2 para a construção de 72 novos apartamentos.

Entretanto, Hines e Blue Noble chegaram a um acordo com a Starhotels para gerir parte do antigo Teatro Maggio Fiorentino em Florença. A área será convertida em 150 apartamentos de luxo para aluguer a curto e médio prazo, destinados a clientes de lazer e negócios.

Escritórios

Em Milão, a Colliers adquiriu ao InvestiRE SGR um edifício completo chamado ‘A Ponte’. O bem totalmente arrendado consiste em dois edifícios interligados cobrindo uma superfície total de 16.500 m2.

Retalho

A Indotek adquiriu ao Grupo Reale uma carteira de mercearias constituída por 13 supermercados Carrefour. Os supermercados estão localizados principalmente no norte de Itália e ocupam um total de 40.000 m2.

Hotéis

Boscalt Hospitality adquiriu à EGA Esercizio Grandi Alberghi Srl o emblemático hotel Majestic, localizado no centro de Roma. A unidade hoteleira, que tem 100 quartos e mais de 10.000 metros quadrados, fechou em Janeiro devido a dificuldades financeiras resultantes da pandemia. Boscalt planeia renovar e reposicionar o hotel no segmento do extra-luxo.

Logística

O Município de Verona vendeu por 26,5 milhões de euros uma parte do terminal de carga de Verona, Quadrante Europa, a um comprador cuja identidade não foi revelada. O terreno tem uma superfície de 200.000 m2 – dos quais 20.000 m2 são para armazenagem frigorífica e 45.000 m2 para armazenagem coberta – e está ligado a um terminal ferroviário de 11 vias.

Em Verona, a Patrizia EuroLog Fund vendeu o seu Oppeano Logistics Park à Starwood por cerca de 274 milhões de euros. O ativo, que consiste em cinco armazéns e tem uma superfície de 246.000 metros quadrados, tem uma taxa de ocupação de 87%, com inquilinos como Aldi, Rewe, Bracchi e Trans Lusia.

Por seu lado, o Grupo Panattoni concluiu as suas duas primeiras operações em Itália com a aquisição de um terreno em Ospedaletto Lodigiano (Lodi) e um terreno industrial em Scarmagno (Turim) para desenvolver armazéns de classe A com uma superfície de até 100.000 m2.

A Scannell Properties expandiu a sua carteira italiana com a aquisição de um parque logístico de 7.800 m2 last mile no centro de Roma.

Numa transação de venda e relocação financeira, Kryalos adquiriu um centro logístico de 20.000 metros quadrados em Fara Olivana (Bergamo) ao Grupo Magris. A Magris desenvolveu o ativo em 2020 e vai arrendá-lo a longo prazo.

Barings vendeu a Kryalos dois ativos logísticos de categoria A em Cavenago e Cambiago (Milão), de 66.100 m2 e 24.100 m2 respetivamente. Ambos os imóveis são totalmente arrendados numa base de longo prazo.

Por último, o Sfre (Serviços Imobiliários) foi nomeado para a conceção arquitetónica de um novo grande centro logístico em Mantova, a ser inaugurado em Janeiro de 2024. O ativo de classe A terá uma área bruta superior a 185.000 m2 e visa a certificação Leed Gold.

Ativos alternativos

Lifento concluiu a aquisição das instalações de vida assistida da RSA Cecina Tombolo (Livorno). O bem, inaugurado em Janeiro de 2022, tem uma superfície de 7.200 m2 e uma capacidade máxima de 160 camas.