Residencial
De acordo com Immobiliare.it, o crescimento dos preços dos imóveis residenciais em Itália continuará em 2023, à medida que o fosso entre o norte e o sul se alargar. Génova registou o maior aumento (+4,5%), seguido por Bolonha (+3,9%) e Verona (+3,2%), enquanto os preços caíram em Nápoles (-1,5%) e Palermo (-1%). Milão continua a ser a cidade mais cara (5.000 euros/m2), enquanto que Catânia é a mais barata (1.200 euros/m2).
Hotéis
Carron anunciou o desenvolvimento do OLM Nature Escape, um hotel neutro em carbono em Campo Tures (Bolzano), com um investimento total de 12 milhões de euros. O ativo oferecerá 42 unidades, 25 das quais com termas privadas, alimentadas por um sistema geotérmico de 8.000 m2 e painéis fotovoltaicos cobrindo 3.000 m2. O projeto é financiado pela UniCredit com uma mini-condição de 3 milhões de euros.
Logística
Kryalos completou duas novas aquisições no segmento logístico. A primeira operação diz respeito a um ativo de 6.000 m2 em Pomezia (Roma). O centro é totalmente arrendado a vários inquilinos que operam no sector farmacêutico. A segunda propriedade, localizada em Bovolone (Verona), tem uma superfície de 16.000 m2 e é totalmente ocupada por um grossista farmacêutico.
Ativos alternativos
Em Pádua, a Finint Investments anunciou a aquisição de dois arranha-céus para os converter em residências de estudantes. O seu fundo Pitagora pretende investir um total de 100 milhões de euros em residências estudantis para fornecer cerca de 1.600 camas através da renovação de propriedades existentes localizadas nas principais cidades universitárias italianas.
Entretanto, a REAM adquiriu duas residências seniores, RSA Lancia e RSA Caraglio, respetivamente, em Turim, por cerca de 45 milhões de euros. Os ativos ocupam uma superfície total de 26.100 m2 e oferecem 200 camas.
Por último, a Vialog iniciou a construção de um centro de dados entre Rho e Pero. Com 75.000 m2 e 90 MW de potência, será o maior centro de dados da área metropolitana de Milão.