O Mercado Imobiliário Grego em dezembro

O verdadeiro desafio, no entanto, foi mais uma vez no mercado da logística.

O mercado imobiliário de dezembro na Grécia foi assinalado por transações marcantes como a de Salónica, do Parque Comercial Florida 1, e a compra do edifício Kodak em Atenas. Entretanto, outro marco, literalmente desta vez, o hotel Hilton em Atenas, anunciou que está a ser rebranding, chamar-se-á Conrad e fechará as suas portas durante 3 anos, enquanto se transforma numa unidade hoteleira/residencial híbrida muito luxuosa, com restaurantes, um clube de residentes e, claro, a parte tradicional do hotel.

Os projetos Elliniko continuam a evoluir e em dezembro, a Lamda Development anunciou que encontrou um parceiro para construir a torre Vouliagmeni.

O verdadeiro desafio, no entanto, foi mais uma vez no mercado da logística. A área Aspropyros está a evoluir para um enorme centro logístico, e os REIC estão a competir por grandes parcelas de terreno onde podem desenvolver centros logísticos para arrendar mais tarde. O jornal Kathimerini relata que as empresas de investimento imobiliário estão atualmente a desenvolver mais de 90.000 metros quadrados de instalações logísticas na Aspropyrgos, a oeste de Atenas, investindo fundos num total de 40-50 milhões de euros. Empresas como a BriQ Properties, Prodea Investments, Trastor e recentemente a Noval (do grupo Viohalco) têm estado particularmente ativas, enquanto a HIG começou a desenvolver o seu mega-centro logístico, também em Aspropyrgos.

Numa outra nota, o Fundo de Desenvolvimento de Bens da República Helénica planeia vender gradualmente dois grandes parques logísticos, em Ática e em Salónica. O terreno em Salónica estão nos Sindos, e são um antigo campo militar. O terreno na Ática fica em Fyli, perto da estrada circular de Ática. Ambos os terrenos têm uma área de aproximadamente 600 mil metros quadrados.

No sector residencial, as unidades tiveram a sua quota-parte em dezembro, com a compra de apartamentos com serviços pela Premia, que anuncia que pretende possuir 1000 apartamentos com serviços nos próximo dois anos. O New York Times relata que há um enorme interesse por parte de pessoas fora da Grécia que compram freneticamente propriedades caras, especialmente na ilha. Uma casa de Verão na ilha de Tinos foi vendida, de acordo com o artigo, por 1,8 milhões de euros.

Mais especificamente, em dezembro, de acordo com anúncios e notícias:

Residencial

No sector residencial, Premia Properties adquiriu apartamentos com serviços em Agios Dionysis, Pireaus, Ática, construindo o seu caminho para o objetivo de 1000 apartamentos com serviços até 2025. O edifício recentemente adquirido consiste em 58 apartamentos totalmente equipados, que estão atualmente arrendados à Teleperformance Hellas até 2033.

Escritórios

Os escritórios nunca deixam de manter elevado o interesse dos investidores. Em dezembro, Lamda Development e Brook Lane Capital anunciaram que irão comprar um terreno à Elliniko SA e construir uma torre de uso misto perto da estação de metro de Vouliagmeni. As empresas prosseguirão então com a construção da torre de vários andares. As instalações serão desenvolvidas como para escritórios e hotéis com um investimento de cerca de 200 milhões de euros. Espera-se que as obras comecem em 2023 e estejam concluídas em 2025.

Entretanto, a Noval Property anunciou a aquisição de um lote de terreno na antiga propriedade Kodak, em Maroussi. Planeia desenvolver um complexo moderno de edifícios de escritórios ecológicos com uma área total construída de aproximadamente 49.000 m2, que adoptará os princípios do desenvolvimento sustentável e do design bioclimático e que deverá receber a certificação LEED. O preço da transação ascendeu a 28,6 milhões de euros.

Por outro lado, Premia Properties adquiriu uma propriedade em Peania, Ática, onde irá desenvolver um parque biotecnológico. A propriedade de 23 km2, onde estão ainda edifícios de escritórios e armazéns de 4.180 m2 que serão reconstruídos e reutilizados, enquanto novos edifícios com uma área total de 16.000 m2. O empreendimento durará cerca de 2 anos, e prevê-se que o rendimento anual do arrendamento aumente a partir do segundo trimestre de 2022 para 1,5 milhões e gradualmente até à conclusão do investimento, no final de 2023, será de 3,5 milhões.

Finalmente, no sector dos escritórios, Trastor REIC comprou uma percentagem indivisível de 20% da propriedade do edifício Kronos Business Center, em Maroussi, Ática, ao preço de 2,35 milhões. A empresa já era proprietária de 80%.

Hotel

No sector da hotelaria, o Naxos Resort Beach Hotel em Agios Georgios, Naxos, foi adquirido pela Attica Blue Hospitality, uma filial do Attica Group, por 6,5 milhões. O complexo hoteleiro está construído numa área total de 8.166,92 m2, tem 88 quartos com a possibilidade de construir mais 1.300 m2 e a aquisição faz parte do planeamento estratégico do Attica Group. Diz-se que em breve haverá também um megaprojeto para as instalações de golfe na praia de Afantou, em Rhodes.

Entretanto, no sector das lojas comerciais a BriQ Properties REIC vendeu uma loja, com uma área total de 168,40 m2, na Avenida Kifissias, 283, em Kifissia, por um preço de 1.023.000 euros.

Uma das maiores transações do mês foi feita pela Trade Estates REIC, uma empresa do Grupo Fourlis, que adquiriu o maior parque comercial da Grécia, denominado FLORIDA 1. O Parque Comercial, em Salónica. O parque cobre uma área de 132.000 m2, com áreas comerciais de 31.407 m2, arrendadas a 100% a doze das maiores empresas retalhistas da Grécia.