O mercado imobiliário espanhol em setembro de 2022

Setembro foi um mês marcado por diferentes alianças estratégicas entre empresas e sectores como o residencial, escritórios e logística.

Apesar da incerteza macroeconómica no contexto atual, as transações imobiliárias não pararam de se realizar.

O regresso à rotina significou também um regresso às transações no mercado imobiliário. Embora o Verão tenha sido marcado por um constante fluxo de transações, setembro foi um mês marcado por diferentes alianças estratégicas entre empresas e sectores como o residencial, escritórios e logística.

Empresas

O fundo soberano de Singapura assume o controlo da companhia hoteleira grega Sani/Ikos por 2,3 mil milhões. A SIG desembarcou em 2021 com Ikos Resorts em Espanha com estabelecimentos de luxo de topo em Estepona e Mallorca.

A CBRE investe 100 milhões numa tecnologia de propulsão para melhorar os conselhos de arrendamento. O gigante global dos serviços imobiliários cobre quase todos os 125 milhões de financiamento que a VTS assegurou para sustentar a sua expansão.

A Logista compra o Grupo Carbó Collbatallé por 51 milhões. A incorporação significa a adição de uma rede de 14 plataformas logísticas num total de 45.000 metros quadrados.

Em setembro, ASCISI, a Associação de Consultores Imobiliários Independentes, foi criada por Jorge Ginés. Entretanto, o Grupo Pryconsa cria a Resydenza, uma segunda Socimi que se concentrará no build-to-rent. Depois de Saint Croix, o projeto reunirá todos os bens não residenciais da empresa imobiliária. E a Box2box, o arranque do armazenamento digital, fecha uma ronda de 1,1 milhões para a sua expansão europeia. A empresa espera duplicar a sua carteira de clientes ativos até 2022.

Residencial

As vendas e as compras de habitação confirmam a sua dupla tendência: melhor execução desde 2007 e moderação. O INE reflete o melhor valor para um mês de julho desde a bolha anterior, mas o aumento deste mês passou de quase 19% em Junho para 8%.

Em meados do mês, Ayuso anunciou que tenciona colocar no mercado mais de 10.000 habitações alugadas a preços acessíveis em Madrid. O presidente da Comunidade de Madrid apresentou dois novos planos para os jovens e para a reabilitação de propriedades não utilizadas.

A Diglo lança vendas com mais de 500 habitações com um desconto de até 45%. 42% dos bens em oferta são casas e incluem numerosas unidades unifamiliares e moradias semi-destacadas. Os restantes 58% são propriedades terciárias: escritórios, edifícios industriais, instalações comerciais, etc.

A Vía Célere anunciou que está a preparar a venda de uma grande carteira de mais de 2.400 propriedades de arrendamento. Metade das habitações estão Madrid, mas há também bens em Valência, Sevilha, Málaga e Baracaldo.

Aedas Homes ganha 141 milhões em vendas no Verão e completa a sua nova estrutura. O promotor encerra a venda de 339 unidades entre julho e agosto e iniciará o Outono com uma organização adaptada ao novo ciclo. A empresa também uniu forças com Gilmar para comercializar cerca de trinta empreendimentos.

Além disso, a Gestilar anunciou que irá promover habitação acessível e/ou protegida com a Cooper, a sua nova linha de negócios. Tenciona operar sob esta nova marca em novos desenvolvimentos urbanos na região de Madrid, tais como a ARPO, Berrocales, Valdecarros e toda a estratégia do sudeste.

Acciona compra mais de 200.000 metros de terreno em La Solana de Valdebebas por 80 milhões. A empresa entra na batalha para oferecer novas habitações numa das zonas mais procuradas do norte de Madrid.

Na Andaluzia, Magtel entra no mercado da habitação residencial e compra dois lotes na zona mais florescente de Córdoba. A empresa pagou dez milhões de euros pelo terreno proveniente do leilão de liquidação de Reyal Urbis.

Também em Córdoba, Habitat está a comprar terrenos em Córdoba onde investirá mais de 8 milhões de euros. O promotor também comprou 7.500 metros quadrados na área de Triana (Sevilha) para construir outras 69 casas.

Hotéis

Embora o sector hoteleiro esteja a registar números no caminho da recuperação, empresas como a Meliá e NH estão a considerar vender hotéis para reduzir a dívida gerada após a pandemia. Ambos têm atualmente a mais baixa percentagem de hotéis próprios da sua história.

Room007 compra três bens hoteleiros na Península Ibérica e anuncia o seu plano até 2024. Antes do final de 2022, a firma planeia expandir a sua carteira com mais cinco albergues, desta vez localizados em Valência, Málaga e Madrid.

Vendido um hotel em Girona por 14,5 milhões para a construção de 90 habitações. Com uma superfície total de 2.900 metros quadrados, o local será utilizado para a construção de 90 casas eco-sustentáveis.

Retalho

MediaMarkt pretende ter mais 40% de lojas abertas em três anos. A empresa irá crescer de 107 para 150 lojas físicas e irá expandir a sua logística e rede de recolha imediata.

Lidl abrirá nove supermercados em setembro em seis regiões autónomas depois de ter investido 60 milhões. A empresa continua com o seu plano de expansão em Espanha e irá criar mais de 200 postos de trabalho com as novas aberturas.

Batex & Duplex irá abrir três centros comerciais em Estepona, Puerto Real e Gandía em 2023. O investimento ascende a 48 milhões de euros em ativos que se caracterizam pela sua localização mais urbana.

Escritórios

Espanha continua a ser um dos países com o ritmo mais rápido de contratação de escritórios. O investimento neste segmento durante o primeiro semestre do ano ascendeu a 1.250 milhões, entre os mais elevados da Europa.

Patrizia compra um escritório na Rua Zurbarán, 28, por 20 milhões. Com 2.779 metros quadrados, o novo ativo tem inquilinos como Las Arcadias ou o grupo hospitalar Quirón Salud.

No início do mês, El Corte Inglés anunciou que vai demolir o seu centro Méndez Álvaro e construir duas torres de escritórios. Algumas semanas depois, o grupo encerrou a venda de outro edifício no centro de Madrid para a fusão da Mapfre e da Swiss Life. O edifício albergou os escritórios do Viajes El Corte Inglés depois de ter sido durante anos a sede da Federação Nacional de Futebol.

DWS vende o edifício ocupado pelo Departamento de Território da Generalitat de Catalunya em Barcelona. Franklin Templeton compra por cerca de 100 milhões uma propriedade que a empresa de gestão da Deutsche adquiriu por 70 milhões em 2015.

Merlin vende o parque empresarial Trianon em Madrid à companhia de seguros Fidelidade. A Socimi desinveste um ativo de 18.400 metros quadrados como parte dos seus desinvestimentos durante 2022.

Industrial e Logística

O investimento em logística está a acelerar: pela primeira vez, excede o espaço de escritórios nos EUA e está a consolidar-se em Espanha. O mercado da principal potência económica acrescentará mais um ano em 2022 como o segundo segmento mais procurado após o residencial.

Amancio Ortega já investiu mais de 900 milhões em logística nos Estados Unidos. Semanas antes, o empresário galego comprou outro centro logístico em Filadélfia por 148 milhões de dólares. Em apenas alguns meses, Pontegadea adquiriu sete ativos em seis estados diferentes e confirma o novo ramo de investimento do fundador da Inditex.

A CBRE e a AQ Compute unem forças no negócio dos centros de dados e abrem o seu primeiro centro em Barcelona. As duas empresas iniciam uma aliança em Espanha que levarão para o resto da Europa, num segmento com um crescimento significativo do investimento.

Parceiro da DHL Supply Chain e Monta para acelerar o seu crescimento no comércio eletrónico internacional. O objetivo da DHL é reforçar o seu negócio logístico e concentrar-se no crescimento do comércio eletrónico e no cumprimento das suas obrigações.