O mercado imobiliário espanhol em Outubro de 2022

Entre as transações mais significativas no mercado imobiliário espanhol em Outubro, destacamos a recompra de 381 escritórios em Espanha pelo Banco Santander.

Entre as transações mais significativas no mercado imobiliário espanhol em Outubro, destacamos a recompra de 381 escritórios em Espanha pelo Banco Santander; o ativo logístico junto ao aeroporto de Barajas, adquirido pela filial do fundo soberano de Singapura por um compromisso de cerca de 168,7 milhões de euros; e o número de transações que encerram novos empreendimentos urbanos.

Empresas

Em outubro, destaca-se o número de empresas imobiliárias que adquiriram, total ou parcialmente, outras empresas. A Arcadis comprou a empresa irlandesa DPS por 232 milhões de euros para reforçar a sua posição no mercado de fabrico de semicondutores e ciências da vida; a GPF Capital comprou 80% da Lezama Demoliciones com o objetivo de entrar na batalha da eficiência energética e a empresa de propulsão Casavo comprou a empresa francesa Proprioo com o objetivo de entrar no mercado francês.

Além disso, o fundo canadiano PSP entrou em Clikalia, a proptech com rondas milionárias, juntando-se a outros players importantes como Softbank e Santader, que também estão a investir na empresa espanhola.

Ao mesmo tempo, da união da Xeito Investments e do Grupo Pesudo, nasce a EBM, uma nova empresa de construção. A Urbanitae está também a celebrar boas notícias: a empresa tornou-se a primeira plataforma de financiamento imobiliário autorizada a operar na Europa.

As empresas imobiliárias espanholas estão a abrir novas linhas de negócio. Este mês, a Alastria criou uma filial do sector imobiliário com a Metrovacesa, a KPMG e a Datacasas Proptech ao leme e o Grupo Azora anunciou a sua entrada em investimento sustentável, com a aquisição de 33% da empresa basca ISFA.

Em termos de colaborações, Aedas Homes e Iberdrola assinaram este mês a primeira aliança entre um promotor e uma empresa de eletricidade em Espanha. O acordo tem como objetivo promover a sustentabilidade e o respeito pelo ambiente em novos projetos residenciais. Por outro lado, Bankinter e EFFIC concordaram em financiar a renovação da habitação através dos fundos da Próxima Geração.

Expansões – A Holidu fechou mais 100 milhões de euros para continuar a sua expansão pan-europeia; a Porcelanosa anunciou um investimento de três milhões de euros para expandir a sua atividade no mercado catalão e a Live4Life, especializada em arrendamento para estudantes universitários, anunciou a sua expansão para Miami.

Muitas empresas têm publicado resultados nas últimas semanas. Metrovacesa, que anunciou que vai pagar o seu maior dividendo em quatro anos, um montante de 159 milhões de euros, a ser pago em dezembro. A empresa melhorou os seus lucros em 64% entre janeiro e setembro e espera manter o seu ritmo recorde de novos arranques de habitação.

No The District, a cimeira imobiliária realizada em Barcelona, Brickbro emergiu como a melhor start-up para investir, uma categoria que partilhou com Inviertis e Woodea, os outros dois finalistas da edição.

Além disso, o setor anunciou a possível venda de ASG Homes (Activum SG), embora a empresa o negue. Embora o preço a que o promotor iria colocar à venda seja desconhecido, se a operação fosse concluída, seria uma das transações mais importantes no sector.

Residencial

No sector da habitação, Solvia fechou a venda de seis edifícios residenciais na Catalunha (um total de 191 casas, mais 372 garagens e armazéns) e anunciou a venda de aproximadamente 3.800 habitações a preços baixos em toda a Espanha. Por seu lado, a Culmia entregou à DWS a segunda fase do projeto ‘Vila Bonaplata’ (um total de 210 casas TR), localizada em Barcelona e no valor de 80 milhões de euros.

Novos projetos residenciais empresariais – A Greystar lançou o Be Casa, com 2.500 habitações em Valdebebas, Rivas e San Sebastián de los Reyes com um novo conceito de habitação híbrida e acessível; Magno Living (DeA Capital e Harrison Street), entrou no mercado BTR com 270 milhões e Aviva Investors e Layetana Living criaram um empreendimento conjunto para oferecer até 2.000 habitações para arrendamento.

Além disso, foram anunciados novos negócios este mês, com a Neinor a planear vender a sua grande carteira de arrendamento ao fundo CPPIB.

No final do 3º trimestre de 2022, houve resultados importantes de promotores residenciais. Aedas Homes tem agora perto de 1,5 mil milhões na sua carteira de vendas. O promotor tinha cerca de 6.000 habitações em construção e, adicionalmente, 625 unidades concluídas. Por seu lado, depois de fazer parte do grande acordo com Sareb, Hipoges duplicou os seus ativos sob gestão no espaço de um ano.

Os novos desenvolvimentos significam também mais habitações novas. A nível regional, a Andaluzia é uma das áreas com maior investimento no último mês. Destaque para o Grupo Insur, com o desenvolvimento do primeiro empreendimento residencial em Tomares, o novo bairro verde em Sevilha, que terá mais de 450 habitações; também na capital andaluza, o Grupo GS adquiriu terrenos para desenvolver 35 habitações por 14 milhões; em Málaga, Habitat Z1 Collection, com um dos primeiros projetos residenciais no Distrito Zeta, o novo bairro em Málaga; novamente em Málaga, Culmia atribuiu 81 milhões para a construção de 300 habitações no bairro Limonar.

E o ritmo continua noutras comunidades: No País Basco, Pryconsa ganhou o concurso de 52 milhões de euros para construir 300 habitações em Bilbao, junto ao estádio de futebol de San Mamés; na Comunidade Valenciana, a capital de Turia anunciou um investimento de 550 milhões de euros em Turianova, o novo bairro inteligente e sustentável no qual marcas como AQ Acentor e Proalival estão a atuar como agentes de desenvolvimento; Na Catalunha, a Inbisa comprou um terreno onde vai construir edifícios residenciais com um total de 130 habitações em Castellar del Vallés (Barcelona), com um investimento de mais de 30 milhões; na região de Madrid, Los Cerros celebrou a colocação da sua primeira pedra no início do mês, com um investimento global de mais de 3 mil milhões.

Hotéis

No segmento hoteleiro, as principais operações incluem a aquisição de 99% da Marina d’Or (Oropesa, Castellón) pelo fundo Farallon e a compra pelo Millenium do seu quarto hotel no centro da capital, o Iberostar Las Letras Gran Vía, por 70 milhões de euros. Além disso, novas marcas estão a entrar no mercado hoteleiro europeu e a abrir as suas carteiras: a Redevco comprou seis ativos na península por 80 milhões de euros.

Novos hotéis em construção – O novo Fuenlabrada Retail Park terá um novo hotel graças a um projeto conjunto entre Equilis e Avintia. Na zona de Marbella, o Millenium irá construir o futuro hotel de luxo W Marbella, que será desenvolvido em duas parcelas Platinum.

Entretano, os bens que não eram hotéis serão convertidos em hotéis. Rua Pez número 1 (Malasaña), será convertida de um antigo lar para um novo hotel, com um investimento de aproximadamente 4,5 milhões de euros.

O anúncio mais falado de outubro provém do ativo cinco estrelas da My Way, Las Terrazas de Abama (Canárias), que foi nomeado o melhor hotel de luxo em Espanha.

Escritórios

O segmento de escritórios registou grandes transações durante o mês de outubro. Uma das manchetes mais notáveis no segmento de escritórios foi a recompra de 381 agências em Espanha pelo Banco Santander, que opera atualmente uma rede de 1.921 agências em Espanha e já anunciou que irá vender mais ativos no Reino Unido.

Em abril passado, MAPFRE e MEAG, o gestor de ativos da Munich Re, anunciaram o seu novo fundo imobiliário europeu de base para escritórios. Este mês, as seguradoras dotaram a sua aliança imobiliária com quatro ativos avaliados em 250 milhões, dos quais apenas um se encontra em Espanha, o resto na Alemanha.

A Redevco Iberian Ventures reservou 200 milhões para a compra e remodelação de um edifício do El Corte Inglés em Barcelona com o objetivo de converter a propriedade num imóvel de primeira linha de retalho e de escritório.

Mais mudanças nos edifícios de escritórios – A Rockwell Automation muda a sua sede para o Edifício Hexagon, localizado no distrito de Barcelona, 22@, e Gewiss torna-se o novo inquilino do edifício Ximad, localizado no município de Las Rozas, em Madrid.

Industrial e Logística

O sector logístico também não ficou parado em outubro. Uma das grandes novidades é que a filial do fundo soberano de Singapura está a assumir o ativo logística junto ao Aeroporto de Barajas, uma proposta do P3 Group Sarl para um compromisso de cerca de 168,7 milhões de euros.

Além disso, a Prologis atingiu 1,5 milhões de metros quadrados em Espanha depois de adicionar 26 ativos da carteira da Crossbay, após fechar uma transação no valor de 1,585 milhões de euros que inclui diferentes ativos na Europa; a Mileway adquiriu sete ativos logísticos em Barcelona, Valência, Pamplona, Sevilha e Saragoça; o mesmo montante foi comprado por Oxford em Barcelona, Bilbao e Tarragona através da M7 e Tarragona e Consum anunciou a compra de 400.000 metros quadrados na cidade valenciana de Aldaia para a construção de uma nova plataforma logística.

Entre os projetos logísticos que se preveem estão o desenvolvimento do G-Park Sagunto, um centro logístico com mais de 80.000 metros quadrados que servirá a área do Corredor Mediterrânico; o desenvolvimento do Newdock em Cártama (Málaga), que abre 58.000 metros quadrados, que será utilizado para a criação de armazéns e escritórios logísticos, o novo projeto Mirastar em Constantí (Tarragona) ou a nova plataforma em Burgos, na qual Bridgestone e Panattoni estão a investir 36 milhões de euros.

Mais notícias – Valfondo (Montepino) anunciou que está à procura de novos parceiros para investir 900 milhões de euros em novos veículos logísticos. Espera-se que os novos projetos atinjam uma meta de 500 milhões de euros.

A Endesa, por seu lado, recupera um local industrial histórico em Castilla-La Mancha onde irá construir duas centrais solares através da sua subsidiária renovável Enel Green Power España (EGPE) em Puertollano. O montante da transação atingiu 40 milhões de euros.

Retalho

O comércio retalhista é o sector que registou menos movimento durante o mês de outubro. No entanto, destacam-se os novos projetos de centros comerciais em diferentes partes de Espanha.

O novo Centro Comercial El Mayorazgo é um projeto de 12,5 milhões de euros localizado em Málaga, ao lado de dois dos empreendimentos mais caros com as rendas mais altas da província.

Por último, Tenerife abrirá as portas de outro novo centro comercial no sul, especificamente no Abama Resort Tenerife, com um investimento de mais de 14 milhões de euros.