O mercado imobiliário espanhol em janeiro de 2022

Os destaques incluem a venda pelo Colonial de três edifícios de escritórios a Prallariz, a compra pela DWS à Culmia de 1.763 habitações BTR ao abrigo do Plan Vive e a venda pela Brookfield do Hotel Sofía (Barcelona) por 230 milhões de euros.

Em Janeiro de 2023, as 3 principais transações imobiliárias espanholas incluem a venda pelo Colonial a Prallariz de três edifícios de escritórios em Madrid, a compra pela DWS à Culmia de 1.763 habitações construídas para arrendar ao abrigo do Plano Vive e a venda pela Brookfield do hotel Sofia em Barcelona por 230 milhões de euros.

Este é o resumo das transações mais importantes de acordo com Brainsre.news Espanha, segmento por segmento:

Empresas

Durante o primeiro mês do ano, várias empresas fecharam negócios importantes. Destacam-se a Axa, que anunciou duas Socimis para investir em habitações para arrendamento em Espanha, que serão cotadas na Bolsa de Paris; Urbas, que acordou com a Arábia Saudita desenvolver até 1.500 habitações ao abrigo do seu programa Vision 2030 e, paralelamente, registou um programa de 200 milhões de obrigações para fazer novas aquisições; e Ádsolum, que está a iniciar 2023 com novos veículos de investimento em BTR e BTS.

Entretanto, a Intrum vai gerir a carteira de sub-performing da Ellington Management em Espanha; a Itálica Partners, a consultoria financeira recentemente lançada por Javier García del Río, antigo presidente da Sarebón; e a Excem, cujos acionistas aceitaram a proposta da Narbón de comprar a Socimi.

Residencial

Vários anúncios de vendas e compras residenciais. Em Madrid, a DWS adquiriu 1.763 habitações construídas em Culmia ao abrigo do Plano Vive; a Tikehau Capital comprou um edifício de 3.000 m2 na Calle Fray Luis de León (Madrid) à Urbania; a AXA IM Alts anunciou que irá desenvolver um projeto de 540 habitações acessíveis; a Habitat Inmobiliaria investiu 40 milhões de euros num novo empreendimento em Tres Cantos.

Em Barcelona, Vandor Real Estate comprou um edifício em Barcelona por 9,2 milhões; KKH Property Investors vendeu uma penthouse no complexo Mandarin Oriental Residences em Barcelona por 40 milhões. Além disso, destacam-se transações como a compra de um edifício em Benidorm pela Generalitat Valenciana, que pretende utilizar o bem para habitação social.

Compra de terrenos para futuras parcelas de terreno – Em Málaga, AQ Acentor, com três parcelas de terreno para 120 habitações; em Cádis, Arcano, que está a comprar terreno para 100 casas; em Múrcia, upProject, com 28 milhões de euros para desenvolver dois novos empreendimentos de 62 e 27 habitações; em Terrasa (Barcelona), Aviva e Layetana, com terrenos para desenvolver habitação a preços acessíveis.

Em propriedades à venda, vale a pena destacar a oferta da Diglo, que tem mais de 800 propriedades à venda com descontos de até 60%. Os imóveis residenciais representam 58% da oferta da Diglo, com numerosas habitações, garagens e armazéns isolados e semi-destacados. E em termos de lançamentos, destaca-se o primeiro desenvolvimento das casas Aedas Homes no distrito de Zeta em Málaga, com 67 imóveis.

De salientar também a aliança entre a Cívitas e Puerto Banús para investir 80 milhões em habitação de luxo em Málaga e Limehome, que este ano vai abrir 600 novos apartamentos em Espanha e Portugal.

Escritórios

Este mês, o Colonial vendeu três edifícios de escritórios em Madrid a Prallariz por 300 milhões de euros, um total de 35.000 m2 de área bruta locável localizados no centro financeiro da capital.

Entre os novos arrendamentos de escritórios em Madrid, destacam-se a L’Oréal, que está a abrir a nova sede em 546 Calle Alcalá, em Madbit; o Grupo Planeta, que está a abrir espaço no número 14 da Calle Arapiles; Dentsu Creative Spain, com 3.000 m2 no Paseo de la Castellana; Terumo Europe España, que se mudou para um ativo da Iberdrola Inmobiliaria; e a UCI, que adquiriu mais de 4.000 m2 no novo edifício de escritórios da Inmo Criteria Patrimonio (Inmocaixa).

Por outro lado, os arrendamentos mais notáveis que fecharam este mês em Barcelona são a Lexington, que arrenda 2.080 m2 em Barcelona; uma instituição de ensino que ocupará 13.000 m2 em Barcelona; e a companhia de navegação Hapag-Lloyd, que está a mudar os seus escritórios para a Avenida Diagonal.

Além disso, o Santander está a remodelar 40 escritórios em Espanha para reforçar o seu apoio ao sector agro-alimentar, e o sector coworking, que está a começar com aberturas como a do IWG, que está a abrir 3.900 metros quadrados em Barcelona.

Hotéis

Brookfield geriu a venda do hotel Sofía em Barcelona por 230 milhões; Stoneweg e Bain Capital compraram dois hotéis Be Live à Globalia (Mallorca e Tenerife) por 83 milhões; SaaJ Hotels Invest adquiriu o hotel Martiánez (Tenerife), para o acrescentar à sua aliança com a Silken; Universal Beach Hotels adquiriu o MySeaHouse Hotel Neptuno (Palma); Schroders Capital adquiriu outro hotel de 67 quartos em Ibiza e os proprietários da Fermax compraram o Hotel Costamar (Jávea).

Também a Hampton by Hilton vai abrir um hotel com 72 camas no Aeroporto de Alicante; B&B Hotels abre o seu primeiro estabelecimento em Logroño com 75 quartos e Meliá anunciou vários acordos: chegou a um acordo com o fundo Abu Dhabi para continuar a gerir os 17 hotéis postos à venda pela Equity Inmuebles. Além disso, a marca irá gerir o antigo hotel Rey Juan Carlos em Barcelona.

Logística

No final de Janeiro, o Grupo Epsa comprou 2,5 milhões de m2 de terrenos industriais em Seseña. O terreno será utilizado para criar uma das maiores zonas industriais de Espanha, com até um milhão de m2 para armazéns logísticos.

Além disso, a socimi Meridia vendeu um armazém logístico em Barcelona por mais de 11 milhões; a Montepino investiu 50 milhões na construção do seu primeiro complexo logístico em Saragoça; a Clarion Partners Europe, que está a comprar 18.000 m2 para desenvolver um armazém em Barcelona; a Roebuck adquiriu 15.000 m2 de terreno em Torrejón de Ardoz para desenvolver um centro em conjunto com o Grupo Sesé; a venda pela TXT a um escritório familiar espanhol de um armazém de 4.000 metros quadrados em Guadalajara.

Novos arrendamentos – Destacam-se novos contratos, como o do Grupo Suardiaz, que ocupará 39.000 metros quadrados de espaço logístico em Seseña, ou o do Grupo Bomi, que arrenda mais de 27.500 metros quadrados em San Fernando de Henares.

Em termos de projetos futuros, destaca-se a compra de 50.000 m2 de terreno industrial por 4 milhões de euros por Ciudad Real e Lidl, que está a comprar um terreno de 158.000 m2 em León. Também a Logicor entregará um projeto chave-na-mão à Trace Logistics em Girona e Aldi, que abrirá um novo centro logístico em Sagunto em 2024.

Retalho

Neste segmento, destacam-se a venda por 14 milhões de euros de instalações arrendadas pela Zara em Vigo, pela Arcano; Atland, que criou uma nova socimi e está a fazer a sua estreia ao comprar um supermercado Dia em Barcelona; e Palma City Council, que está a adquirir três instalações para as converter em centros de bairro.

Alguns dos projetos futuros que foram anunciados este mês são o novo projeto da Midfield Capital, um novo centro comercial em San Sebastian, com 50 milhões de euros, ou a abertura de 50 novos supermercados em Espanha até 2023 pela Aldi.