O mercado imobiliário em Espanha no mês de Dezembro

A AQ Acentor investiu 240 milhões de euros num projeto residencial em Viladecans, Barcelona.

No último mês do ano ocorreram várias transações empresariais importantes e muitas operações. Duas empresas espanholas tornaram-se públicas, outra deixou de ser uma socimi, vários lançamentos de terrenos residenciais tiveram lugar em diferentes comunidades autónomas e a Aena lançou um megaconcurso para as quase 90 lojas duty-free na sua rede de 27 aeroportos.

Movimentos de destaque durante o último mês do ano:

  • No segmento residencial, a AQ Acentor investiu 240 milhões de euros num projeto residencial em Viladecans (Barcelona).
  • No segmento de escritórios, a Freo e BC Partnews adquiriram a sede da Novartis em Barcelona.

No segmento hoteleiro, Arcano anunciou a compra de um edifício industrial para construir o primeiro hotel Meininger do país.

Em logística, a venda de 36 propriedades à Transgourmet por 180 milhões de euros e um prémio de 9% da Sagax à Transgourmet.

No segmento comercial, a maior transação foi realizada pela Generali, que adquiriu o edifício retalhista localizado no número 40 do Portal del Ángel por 105 milhões de euros.

Empresas

Dezembro assistiu a uma série de eventos corporativos. Urbas entrou no Ibex Small Cap e pretende alcançar o acesso ao Ibex 35 em 2025. A Emperador Properties tocou o sino do BME Growth com um valor inicial de 429 milhões, a um preço de 4,20 euros por ação e General de Galerías Comerciales deixa de ser uma Socimi e começará a alocar os seus lucros ao investimento. Além disso, Starwood segue as pegadas de Blackstone e reduz os resgates no seu fundo de investimento imobiliário.

A Intrum comprou os restantes 20% de participação do Banco Sabadell na Solvia, que continuará a ser o servidor de referência da empresa cotada na Nasdaq em Estocolmo. Sareb está a gerir a compra a Värde de 10% do seu promotor Árqura. Ambas as empresas podem já ter chegado a um acordo de princípio, que poderia ser finalizado antes do final do ano e que incluiria uma opção de compra da Aelca. Brickbro também tem novidades: a empresa catalã comercializará parte da carteira de ativos da RetailCo numa base exclusiva.

Entre os projetos que foram adiados devido ao aumento das taxas de juro, destaca-se a sociedade imobiliária europeia Vonovia, que está a adiar a sua chegada a Espanha.

No segmento residencial, a Asprima e a Coword uniram forças para promover o desenvolvimento de uma vida alternativa: coliver, coabitar, cosenior, residências estudantis ou flexibilizar em diferentes áreas institucionais, académicas, informativas e culturais.

Residencial

No setor imobiliário espanhol, destacam-se: o investimento de 240 milhões da AQ Acentor num projeto residencial em Viladecans (Barcelona); a família Cosentino, que vai construir habitações em Mojácar com um investimento de mais de 200 milhões; a Higuerón Real Estate, que está a investir 80 milhões em 164 habitações na Costa del Sol; Kronos Homes, que está a investir mais 143 unidades em Carabanchel, com 40 milhões; Neinor Homes, que está a investir 32 milhões num novo projeto em Córdoba.

Compra e venda de terrenos: Em Saragoça, para desenvolver 339 habitações das Casas Aedas; três terrenos em Barcelona e Ibiza nos quais a RTV Grupo Inmobiliario irá investir 68 milhões; a compra pela empresa alemã Rockstone, que está a comprar o número 42 Calle Santa Engracia, em Madrid.

Além-fronteiras, o empresário Amancio Ortega comprou um edifício de apartamentos de luxo em Seattle por 305 milhões de euros.

Entretanto, a Aedas Homes, anunciou um lançamento de 78 habitações unifamiliares por um milhão de euros em Boadilla e a apresentação de um projeto residencial que proporcionará uma biblioteca pública municipal em Nova Lloreda (Badalona); o Exxacon andaluz, que estreia na capital com um projeto de 78 unidades localizadas em Colmenar Viejo.

Notícias sobre novas formas de vida – A Greystar lançou o seu primeiro Be Casa com 847 habitações flexíveis em Rivas, Madrid; a Hospitalidade Líbere acrescentou o seu sexto ativo na Andaluzia e irá operar um segundo edifício em Córdoba e a Urban Campus anunciou que irá operar os três edifícios comprados pela Batipart à socimi Galil em Madrid e Barcelona. A proptech anunciou que irá angariar 27 milhões em financiamento para duplicar o seu volume em Espanha e crescer na Europa.

Últimas notícias – No penúltimo dia do ano, Los Berrocales recebeu a luz verde final da Câmara Municipal de Madrid e os promotores podem iniciar a construção dos vários projetos. Na Andaluzia, também este mês, Sevilha deu luz verde ao projeto de desenvolvimento da Fábrica de Vidrios La Trinidad e Jerez concedeu autorização de planeamento para as 116 novas habitações na Residencial Williams Plaza. E na região de Valência, o projeto Atarazanas-Grao foi desbloqueado, com habitações construídas por Árqura e geridas por Aelca.

A Metrovacesa, por seu lado, mantém a compra de terrenos e espera entregar 2.000 habitações nos próximos dois anos. Em Málaga, a empresa acaba de terminar a estrutura Torre Living e começou a trabalhar na Torre Vision (parte do projeto Torres de Málaga, que vale um total de mais de 148,7 milhões de euros). E em Barakaldo, acaba de começar a trabalhar em 121 unidades, com um investimento de 32,6 milhões de euros.

Os projetos futuros incluem Taylor Wimpey, que acrescentará outros nove empreendimentos em 2023 com um investimento de 80 milhões de euros, concentrando-se em três áreas: Costa del Sol, Ilhas Baleares e Costa Blanca; Inbisa, que construirá 125 unidades de 2, 3 e 4 quartos em Pinar de Jalón, Valladolid.

Escritórios

Os destaques neste segmento incluem a compra pela Freo e BC Partnews da sede da Novartis em Barcelona; a compra pela Amundi da nova sede da L’Oreal em 546 Calle Alcalá (Madbit) e a venda pela Patrizia da sede da McCann em 22@ ao fundo francês Perial AM. Além disso, El Salvador adquiriu este mês uma propriedade de 1,75 milhões para o seu novo consulado em Madrid.

Nas próximas aberturas, First Workplaces continua a sua expansão em Madrid e abrirá o seu quarto centro ao lado do Bernabeu; DNEG está a abrir caminho em Espanha com a abertura dos seus novos estúdios de animação em 22@. Além disso, a AEO avalia Astara, o projeto da consultoria Steelcase, como o Melhor Escritório de Implementação.

Novos arrendamentos – Plain Concepts muda-se para Torre Picasso, Pontegadea, em Azca, Madrid; Fundació Carulla encerra a sua mudança para uma sede de 1.200 metros no coração do distrito de 22@ de Barcelona.

Hotéis

Em dezembro, mais de quatro hotéis foram comercializados. Em Barcelona, a Arcano comprou um edifício industrial para construir o primeiro hotel Meininger do país; em Salou, Tarragona, PortAventura adquiriu um hotel de quatro estrelas; em Marbella, Ilanga Investments comprou o icónico resort Incosol para o converter no novo Wellness & Clinic Resort.

Além disso, Meliá e Rafael Nadal anunciaram a criação da cadeia ZEL: terão 20 hotéis em cinco anos. A nova marca de hotéis de férias e de lazer urbano começará a funcionar no Verão de 2023.

Futuros hotéis – Momentum começou a trabalhar este mês no hotel Nodo Carabanchel.

Industrial e Logística

A venda mais notável no segmento logístico em dezembro foi a venda de 36 propriedades à Transgourmet por 180 milhões de euros e um prémio de 9% da Sagax à Transgourmet. Em termos de terrenos, Clarion comprou um terreno para desenvolver o Valls Logistics Park em Tarragona; Ikea adquiriu um terreno no Antequera Business Park para construir um centro logístico; em Illescas, Toledo, a Panattoni comprou um terreno para construir um segundo parque logístico e nas Ilhas Baleares, o governo regional comprou um terreno em Felanitx para construir armazéns a um preço acessível.

Projetos futuros – Na capital valenciana, a Nederval vai desenvolver um ativo logístico chave-na-mão para a Paack; em Alicante, Magnum Heating España vai construir um novo centro logístico; em Torrejón de Ardoz (Madrid), Iberdrola Inmobiliaria está a iniciar os trabalhos de uma plataforma logística; em Burgos, Panattoni recebeu a licença para a construção da sua plataforma logística e em Vitória, foi anunciada a conversão da fábrica da Cegasa num parque logístico.

E entre os novos arrendamentos, destaca-se a VGP, que arrendou todo o Parque VGP Sevilla Dos Hermanas.

Retalho

No segmento retalhista, de salientar a compra pela Generali por 105 milhões de euros do edifício no número 40 Portal del Ángel; o lançamento pela Aena do megaconcurso para concorrer às 86 lojas duty-free na sua rede de 27 aeroportos ou o investimento pela Castellana Properties, com 16,7 milhões de euros para a renovação do CC Vallsur em Valladolid. Além disso, a AmRest vendeu todos os seus restaurantes KFC na Rússia por 100 milhões de euros.

Próximas aberturas em espaços comerciais – Scalpers vão abrir uma nova loja no 594 Avinguda Diagonal em Barcelona.