O mercado imobiliário de Itália em outubro

Residencial

A Cidade de Milão aprovou o novo plano para transformar o antigo quartel de Mameli em habitações. Depois de ter estado fechado durante muito tempo, o local será utilizado para habitação social (330 unidades) e apartamentos para venda (220 unidades).

Escritórios

Castello Sgr vendeu um ativo em Milão, na sequência de uma oferta vinculativa de 21 milhões de euros contra o valor avaliado de um imóvel de 22,6 milhões de euros.

Ainda em Milão, o grupo Prelios atuou como consultor na venda de um edifício de escritórios à REAM Sgr. O ativo conta com 8.200 m2 e é inteiramente arrendado a longo prazo a cinco inquilinos.

Finalmente, o Kryalos Sgr. vendeu quatro edifícios com 42.000 m2 no total, que fazem parte do Campus Telecom, um dos maiores parques de escritórios em Roma.

Bancos

A Intesa Sanpaolo vendeu à Mediobanca NPLs um total de 2,6 mil milhões de euros que fazem parte de uma carteira maior por um valor de 4,4 mil milhões (Kenobi). A carteira inclui também NPLs por 1,9 mil milhões de euros que foram para Banca Ifis, Guber Banca, Deva Capital e Intrum. A Deva Capital e a Intrum também adquiriram uma carteira de leasing não rentável num valor total de 1,1 mil milhões (Portland).

Entretanto, a Christofferson Robb & Co (Crc) é o subscritor das parcelas mezzanine e junior de uma carteira UTP detida pela Intesa no valor de 2 mil milhões de euros e denominada Projeto M2.

Hotéis

Em nome da Fincos Finanziaria Costruzioni, a Aquileia Capital Services vendeu o Grand Hotel Savoia e o Savoia Palace, ambos em Cortina d’Ampezzo, à Grand Investments. Os hotéis serão renomeados para os Jogos Olímpicos de Inverno de 2026.

A Bain Capital Credit e a Omnam lançaram a sua nova joint-venture para investir no sector hoteleiro e fizeram a sua primeira aquisição com o Hotel Britannia Excelsior no Lago Como.

Logística

O investidor logístico e promotor GLP adquiriu dez ativos logísticos essenciais no Norte de Itália por uma superfície total de 230.000 metros quadrados. Esta é a segunda operação no mercado italiano para a empresa. A carteira inclui ativos de grau A em locais estratégicos, principalmente na área de Milão. Todos os ativos são arrendados a empresas de logística, alimentos e bebidas e transporte marítimo.

Entretanto, Kryalos Sgr adquiriu quatro ativos logísticos em Milão, Roma e Pisa por uma superfície total de 95.000 m2.

Em Vigasio (Verona), o grupo Prelios desenvolverá um parque logístico ligado à auto-estrada do Brenner e fará parceria com Hines para implementar a primeira parte do projeto, que consiste em quatro instalações logísticas cobrindo 20 hectares a serem concluídas até 2023. Assim que estiverem prontos, os bens serão transferidos para Hines por 120 milhões de euros.

Ativos Alternativos

A Hayfin Capital Management adquiriu 55 centrais telefónicas da Clarice Light Industrial por um valor não revelado. Os ativos estão localizados em toda a Itália, cobrindo uma superfície total de mais de 170.000 metros quadrados.

Em Trieste, DoveVivo implementará 22 apartamentos partilhados para estudantes com 56 camas no total. As instalações estudantis irão ocupar dois edifícios históricos no centro da cidade, propriedade da Generali Real Estate.