O mercado imobiliário de Itália em junho

A requalificação do antigo pátio ferroviário Scalo Lambrate terá início em breve no âmbito do projeto denominado Lambrate Streaming. O masterplan contempla uma área de 65.000m², com parque público de 41.500m², além de espaços de coworking e diversos serviços com foco na sustentabilidade.

Residencial

Banca Finint adquiriu da Generali Real Estate Sgr, o Palazzo Gran Torino na cidade velha de Torino cobrindo aproximadamente 17.000 m². O edifício é ocupado por lojas no rés-do-chão, enquanto os restantes sete pisos são para habitação e escritórios.

Ainda em Torino, o RED Group finalizou o seu primeiro investimento italiano com o edifício residencial inteligente denominado Smart House Saluzzo43, localizado na área recentemente requalificada de San Salvario. O edifício possui 3.300 m2 e disponibiliza 38 apartamentos, com serviços inovadores e áreas multifuncionais.

Entretanto, a Algebris NPL Partnership II pretende converter a antiga sede da editora Utet em Turim num edifício residencial no âmbito do projeto RI.VA (Rinascimento Valentino Apartments). O edifício cobre uma superfície bruta de mais de 5.300 m2, para um total de 48 apartamentos. As obras devem ser concluídas até julho de 2022.

Escritórios

Em Milão, a Dws Alternatives GmbH (Deutsche Bank Group) vendeu à Corum Asset Management o Blue Building. O ativo, que cobre uma superfície de 6.744 m², é inteiramente alugado à GE Healthcare e está localizado perto do próspero distrito comercial de Bicocca e das áreas requalificadas de Scalo Greco-Pirelli e MilanoSesto.

Enpaia, o Fundo Mútuo Nacional para Trabalhadores Agrícolas, adquiriu à Generali 50% das ações do fundo Rubens, que detém a Torre Libeskind em CityLife, Milão, por mais de 160 milhões de euros. A torre, batizada de Torre Pwc em homenagem ao seu inquilino, tem 175 metros de altura e é o terceiro arranha-céus da cidade. Desenvolve-se em 34 pisos e cobre 33.500 m².

Por fim, AstraZeneca, Bio4Dreams e Rold em breve mudar-se-ão para Mind Village, o bairro criado a partir da reconversão da Expo em Milão. A Lendlease assinou com as três empresas acordos vinculativos para o arrendamento de um espaço de 5.000 m².

Bancos

Prevê-se que o Banco Bpm transmita ao Fonspa (Crédito Fondiario) NPLs no valor de 1,5 mil milhões de euros. A operação será fechada a 30% do valor contabilístico.

Entretanto, a Intrum-Deva Capital, o Credito Fondiario, Fortress e a Bain Capital Credit parecem ser os escolhidos para a aquisição da carteira de leasing NPL do Intesa Sanpaolo com um valor nominal de 1,1 mil milhões de euros.

Retalho

Na Piazza Cordusio, em Milão, está prestes a ser inaugurado o restaurante HORTO, no Palazzo Broggi, propriedade da DeA Capital, num espaço de 1.400 m2.

Hotéis

A Torre Sgr vendeu um hotel em Milão junto com a sua unidade de negócios hoteleira, TMall RE para a Star Gestioni. O preço da oferta foi de 7,7 milhões de euros pelo ativo e 5 mil pela empresa.

A hotelaria aumentou os investimentos, com a suposta aquisição pelo Cdp do Lefay Resort no Lago de Garda e a requalificação do Hotel Cristallo em Cortina, propriedade de Gualandi, com a ajuda da Attestor Capital, tendo em vista os Jogos Olímpicos de Inverno de 2026. A Dkd Real Estate estima que os investimentos no setor hoteleiro deverão ultrapassar um bilhão de euros este ano.

Logística

Kryalos Sgr adquiriu dois ativos logísticos last mile em Crespellano (Bolonha) e Prato (Florença) para uma superfície total de 17.000 m² e 40 docas de carga.

Entretanto, na sequência da aquisição pela Dea Capital Real Estate Sgr da Segro-Vailog de quatro ativos logísticos por 268 milhões de euros, o fundo Logita tornou-se o maior fundo logístico de Itália.

A Blackstone colocou à venda seu portefólio de logística italiana Pj Century. A carteira está avaliada em mais de 260 milhões de euros e cobre um total de 235.000 m². Atualmente, o GLP tem exclusividade na transação.

Ativos Alternativos

O CampusX, vai inaugurar em 2023 na Bovisa (Milão) o CX Place, cujas salas de estudantes vão oferecer 948 quartos e 1092 camas para uma superfície total de 26.500 m2. Além de estudantes, o espaço abrigará pesquisadores e jovens profissionais.