O mercado imobiliário de Itália em Fevereiro

A VGP adquiriu duas áreas a norte de Milão para desenvolver o VGP Park Milano Paderno Dugnano (95.000 m2) e o VGP Park Legnano (50.000 m2).

Residencial

A BC Partners concluiu a sua primeira operação em Itália com a aquisição de uma carteira residencial composta principalmente por dois ativos perto da Universidade de Bocconi, Milão, que a BC Partners irá converter em apartamentos de luxo para venda.

Entretanto, o Henderson Park adquiriu à A2A três ativos em Milão por um valor total de 221 milhões de euros, que serão transformados em unidades residenciais.

Escritórios

A Patrizia AG comprou à RealStep um edifício de escritórios inteiro (11.000 m2) na Via Ripamonti, Milão. A área está a passar por um processo de requalificação enquanto se prepara para acolher a Vila Olímpica para os jogos de Inverno de 2026.

Artisa Group AG celebrou um contrato preliminar para adquirir um edifício de escritórios (3.000 m2) na zona do Quadrilatero, Milão, à Torre Sgr, por 35,5 milhões de euros.

BC Partners e Kervis Group adquiriram à Europ Assistance Italia um complexo de escritórios em Porta Romana, Milão. Os investidores irão requalificar o ativo para desenvolver escritórios e habitações para venda cobrindo uma superfície total de 9.000 metros quadrados.

Em Porta Nuova, Milão, a Coima RES celebrou um acordo para adquirir um edifício de escritórios (7.400 m2) à Effepi Real Estate por 58,2 milhões de euros. O ativo será desenvolvido com um investimento no valor de 30 milhões de euros. O encerramento da operação está previsto para o final do primeiro trimestre de 2022.

O BFF assinou o acordo para a aquisição e o desenvolvimento de uma superfície de 3.000 m2 da Fondazione Fiera, perto da FieraMilanoCity, Milão. O banco planeia construir na área a sua nova sede, onde irá transferir mais de 500 empregados, cobrindo uma superfície total de 9.000 m2.

Finalmente, Antirion comprou à Savills os antigos escritórios da Pirelli Tyre chamados HQ2 em Bicocca, Milão, cobrindo uma superfície total de 15.000 m2.

Bancos

Kryalos e EY lançaram um novo fundo de investimento dedicado às UTPs com uma transferência inicial de créditos de 130 milhões de GBV do Banco Desio, BPER Banca, Banca del Fucino e Cassa di Risparmio di Volterra. Os créditos são de 56% de ativos imobiliários, enquanto o restante é apoiado por ativos.

Retalho

Prelios vendeu um ativo, a retalho com Leroy Merlin como inquilino principal, à InvestiRE SGR. O ativo cobre 12.500 m2 e está localizado em Afragola (Nápoles).

Em Santa Giulia, Milão, Lendlease assinou os primeiros acordos vinculativos para a criação do Spark Food District, que irá abrir no rés-do-chão dos edifícios Spark One e Spark Two. O distrito alimentar cobrirá 2.100 m2 no total.

Ainda em Milão, na sequência do concurso lançado pela administração municipal, Tod’s arrendará um espaço comercial na Galleria Vittorio Emanuele, Milão, por 1,805 milhões de euros por ano.

Hospitalidade

Meininger Hotels celebrou um contrato de arrendamento para a gestão de um antigo albergue em Mestre (Veneza) para um total de 434 camas e uma superfície de 4.500 m2.

Logística

Kryalos Sgr adquiriu cinco ativos logísticos no norte e centro de Itália, cobrindo um total de 43.000 m2. Três ativos estão localizados na zona de Milão, enquanto os outros dois estão em Parma e Roma.

Entretanto, LaSalle comprou o centro logístico Verona DC1 à DeA Capital Real Estate. O ativo está localizado em Verona e tem uma área locável de 128.000 m2. Foi construído em 2019 para o seu inquilino, o retalhista online Zalando.

A DeA Capital Real Estate concluiu a aquisição de um ativo logístico em Passo Corese (Rieti) cobrindo 60.000 m2.

Por último, a VGP adquiriu duas áreas a norte de Milão para desenvolver o VGP Park Milano Paderno Dugnano (95.000 m2) e o VGP Park Legnano (50.000 m2).