O mercado imobiliário da Grécia em Setembro

A destacar também o anúncio feito pelo Governo do programa de 1,8 mil milhões de euros para habitação.

O anúncio feito pelo Governo do programa de 1,8 mil milhões de euros para habitação mais barata para jovens, a venda da carteira Tethys pela Intrum e o acordo da Sani/Ikos com o fundo GIC, dominaram as notícias do mercado imobiliário grego em setembro.

A Estratégia de Habitação Social e as suas medidas 6+1 para habitação mais barata foi anunciada pelo Primeiro-Ministro Kyriakos Mitsotakis na Feira Internacional de Salónica, que terá como alvo mais de 100.000 beneficiários com uma série de iniciativas para os ajudar a comprar ou arrendar habitação mais barata. Estas medidas são hipotecas sem juros ou com juros baixos para jovens entre os 25-39 anos, renovação em massa de habitações vazias, utilização de imóveis do Estado através da instituição de compensação social, subsídio para a modernização energética de uma residência ocupada pelo proprietário para jovens entre os 18-39 anos, subsídio para a renovação de habitação para arrendamento a longo prazo, criação de novas residências estudantis modernas, e aumento dos benefícios para os estudantes.

A transação do mês foi o acordo de parceria estratégica do Grupo Sani/Ikos com o Singaporian GIC, um fundo soberano de Singapura e investidor institucional internacional. Nos termos do acordo, o GIC torna-se acionista maioritário do Grupo juntamente com a sua equipa de gestão. Para esta transação, o valor do Grupo Sani/Ikos está estimado em 2,3 mil milhões de euros. Desde a sua criação em 2015, o Grupo conseguiu quadruplicar a sua dimensão e ativos, apoiados por esquemas de investimento incluindo Oaktree Capital Management L.P., bem como Goldman Sachs Asset Management, Moonstone, Florac e Hermes GPE, que estão a transferir a sua participação para o GIC, como parte deste acordo.

Entretanto, o mercado secundário NPL é muito ativo na Grécia. Em setembro a Intrum Hellas apresentou uma proposta aos detentores de obrigações da titularização para a venda da carteira da Tethys. O investidor preferido é a empresa conjunta do fundo SMER da Nikos Karamouzis, uma empresa do armador Thanasis Laskaridis e do grupo israelita Brown. Espera-se que a conclusão da transação ocorra dentro dos próximos 3 meses. A carteira é constituída por 72 hotéis com exposições de empréstimos na área de 250 milhões de euros. Os hotéis são 5 estrelas e 4 estrelas, localizados em Mykonos, Creta, Koufonissi, Kos, Naxos, Chalkidiki, mas também na Grécia Continental. Esta é a primeira carteira hoteleira que surgiu no mercado grego e a apresentação de ofertas vinculativas por fortes grupos industriais prova o elevado valor dos serviços hoteleiros dado o crescimento particular do turismo grego.

Terrenos/Energia

Os investimentos em centrais de energias renováveis continuaram com a aquisição pela Quest Holdings de uma central solar, no Norte da Grécia (Polykastro, Kilkis), por um preço total de 1,72 milhões de euros.

Escritórios

Os escritórios de qualidade continuam a ser um investimento desejado e em setembro Everty adquiriu o edifício ART1. A renovação da propriedade oferece um ambiente de trabalho sustentável e flexível com um jardim no telhado.

Entretanto, a Trastor REIC vendeu um edifício de escritórios em Agia Paraskevi, Ática, por um preço total de 2,7 milhões de euros.

Residencial

À medida que os leilões eletrónicos continuam, muitas residências atrativas mudam de mãos. Em setembro, a casa da família Louvaris em Ekali foi leiloada e premiada com 900.001 euros, 1 euro acima do preço inicial. O leilão foi agilizado pela Intrum. Em Atenas, perto da Acrópole, o estúdio doméstico e mais tarde museu do falecido pintor Spyros Vassiliou subiu para leilão com um preço de primeira oferta de 533.831 euros e, após sucessivos êxitos, foi adjudicado a 936.000 euros. A propriedade é uma maisonette horizontal, mesmo ao lado da Acrópole e do sopé da colina Filopappou.

Terreno/Logística

Em Salónica, DIMAND adquiriu um terreno com uma área total de 355.600 m2, por um preço total de 6 milhões de euros. A propriedade está localizada a 23 km do centro de Salónica e a 16 km do porto da cidade. Na propriedade DIMAND irá construir um complexo logístico com uma área total de 120.000 m2 com painéis fotovoltaicos no telhado das instalações. O valor total bruto de desenvolvimento do projeto após a sua conclusão está estimado em cerca de 160 milhões de euros. Em Ática, instalações do Google para desenvolver três centros de dados. Como anunciado pela empresa, embora seja demasiado cedo para estabelecer um orçamento específico para este investimento, as estimativas indicam uma soma de várias centenas de milhões de euros.