O Mercado Imobiliário da Grécia em novembro

O mercado imobiliário grego continuou a acelerar em novembro de acordo com toda a informação divulgada, especialmente em regiões específicas e tipos particulares de propriedades: Hotéis, Logística e Residencial.

A procura agitada de terrenos onde se podem desenvolver Centros Logísticos em Ática, Salónica, e áreas próximas de portos importantes continuou, enquanto que o mercado residencial parece estar a recuperar, seguido de um aumento dos preços próximo dos 8% nas principais cidades.

No mercado hoteleiro, estão a ser anunciados mega-investimentos, o da Sani/Ikos em Creta dominando as notícias do imobiliário em novembro, enquanto mais mega-projetos estão a ser preparados, como o de Gournes, Irakleion (novamente em Creta).

Centros logísticos

A REICS procura adquirir mais terrenos para desenvolver centros logísticos especialmente em Ática, Salónica e perto dos principais portos. Em novembro, a Trastor REIC celebrou um acordo inicial para adquirir um centro logístico em construção em Aspropyrgos, a oeste de Atenas. Trastor declarou ter celebrado um acordo preliminar vinculativo para a aquisição de 100% das ações da “PILEAS ΚΤIΜΑΤΙΚI SA”, uma entidade jurídica proprietária de um terreno de 39.900 m2 na zona de Aspropyrgos, em Ática. De acordo com o anúncio da empresa, um centro logístico contemporâneo com uma área total estimada de 22.000 m2 será desenvolvido neste terreno de acordo com as normas internacionais de certificação ambiental. A consideração total para a aquisição será baseada no valor patrimonial líquido da empresa no momento do fecho e será sujeita a certos ajustes de preço de acordo com os termos do acordo.

Hóteis

Grupos nacionais e internacionais procuram investir em hotéis em todo o país, especialmente nas ilhas, mas também em partes específicas do continente. Em novembro, o Grupo Sani/Ikos confirmou a aquisição de mais de 30 terrenos, num total de 200 mil metros quadrados, na baía de Kissamos em Creta, para criar o seu primeiro complexo hoteleiro sob a marca Ikos Resorts na ilha. O novo hotel de cinco estrelas será construído na baía de Kissamos, Chania, numa área a poucos quilómetros a oeste da cidade, que o grupo adquiriu em fevereiro passado a uma empresa de construção. O montante da transação não foi tornado público. O investimento total em Creta será superior a 125 milhões de euros, enquanto a empresa estima que serão criados mais de 750 novos postos de trabalho.

Retalho

Um edifício emblemático no coração de Atenas mudou de mãos em novembro. O promotor Dimand, sediado em Atenas, apresentou a proposta mais elevada para a antiga loja de departamentos Minion, ao preço de 25 milhões de euros. Tendo mudado de proprietário várias vezes nesse período, a propriedade acabou na carteira do agora sitiado e sub-supervisionado grupo Folli-Follie. O edifício de 16.000 metros quadrados está incluído num plano de salvamento do fabricante de acessórios e retalhista Folli Follie, e foi atribuído como garantia para adquirir uma linha de crédito intermédia da Arena Investors.