O mercado imobiliário da Grécia em Julho

Foram anunciadas duas transações importantes no sector da hotelaria.

Notícias sobre transações NPL (algumas bem sucedidas e outras não), e aquisições de hotéis têm sido a principal atividade em Julho na Grécia, de acordo com as notícias publicadas na imprensa local centradas no mercado imobiliário. No sector NPL & REO, o projeto Skyline foi concluído com sucesso, quando o Alpha Bank vendeu a carteira com as 575 propriedades detidas e recuperadas ao esquema Dimand-Premia. Por outro lado, o concurso para o tão esperado megaprojecto Ariadne pelo liquidatário especial PQH não foi bem sucedido.

O preço, nas circunstâncias atuais, foi considerado elevado pelos investidores, que fizeram ofertas abaixo dos requisitos do vendedor, apesar da garantia imobiliária que acompanhava os créditos à venda. PQH está agora a considerar dividir o megaportefólio em mais pequenos, antes de tentar vender novamente.

Em termos de transações imobiliárias, foi anunciado no mês passado que dois hotéis tinham mudado de mãos, ambos em ilhas: Tinos e Creta. Os investidores também continuam a concentrar-se nos centros logísticos e armazéns, especialmente em Ática e perto dos grandes portos, tais como Salónica. Duas dessas aquisições foram anunciadas/publicadas nos meios de comunicação social em julho.

Hotéis

Foram anunciadas duas transações importantes no sector da hotelaria: Cretan Investments Group Hellas adquiriu o Village Resort & Waterpark em Heraklion, Creta. O investidor, em apenas dois anos de atividade, possui agora mais de 400 quartos. Attica Blue Hospitality Hellas anunciou a aquisição do Hotel Tinos Beach, localizado em Kionia Tinos, por um preço total de 6,5 milhões de euros. Esta é a segunda aquisição hoteleira pelo Grupo Ática, sendo a primeira em Naxos em dezembro passado.

Logística

No sector da logística sempre ativa, a Trastor REIC anunciou a aquisição de dois armazéns comerciais independentes por um preço de quase 13 milhões de euros. Por outro lado, Ble Kedros REIC declarou-se o licitador mais alto para a aquisição de um terreno de 4.710,66 metros quadrados com um edifício de vários andares em Metamorfosi, Ática. A empresa ofereceu 2,6 milhões de euros.

Escritórios

Dimand anunciou que irá desenvolver um edifício com uma área total de 22.550 m2 num terreno recentemente adquirido na Avenida Kifisias. Espera-se que o edifício seja entregue dentro de 18 meses e será propriedade a 100% da Dimand e arrendado à PwC por 10+10 anos. Espera-se que o investimento exceda 50 milhões de euros, e o edifício moderno servirá para atingir o objetivo da PwC de neutralidade climática até 2030.

NPLs/REOs

Dois acordos de NPL foram anunciados em julho. O projeto Ariadne da PQH não foi um deles, e a licitação para o megaprojecto Ariadne não foi bem sucedida. As propostas dos investidores não corresponderam às expectativas e condições apresentadas pelo vendedor. A carteira Ariadne tem um valor contabilístico de EUR 5,2 mil milhões, mas em termos de procura nominal total, ou seja, juntamente com os juros não contabilizados, vale EUR 13,9 mil milhões. Esta é a maior e mais complexa carteira de NPLs transferida até à data.

Além disso, o Alpha Bank anunciou o investidor preferido para o projecto Skyline, o esquema Dimand – Premia. A carteira inclui cerca de 575 propriedades possuídas e recuperadas, no valor aproximado de 500 milhões de euros. Isto inclui 50 ativos principais, mais 320 propriedades de elevado valor comercial, bem como uma carteira de 205 casas e apartamentos.

Em Chipre, o Banco Nacional da Grécia concluiu a venda de 100% da sua filial de aquisição de crédito, CAC Coral Ltd, que detém e gere uma carteira de empréstimos corporativos não rentáveis, empréstimos a pequenas e médias empresas, bem como empréstimos ao consumo e hipotecários com um valor contabilístico total de 325 milhões de euros (aproximadamente 200 milhões de euros de valor segurável de bens imóveis), à empresa de investimento Bain Capital Credit. A carteira inclui sobretudo empréstimos com um prazo de vencimento superior a 10 anos.

Terrenos

Em Chipre, a REMU, a Unidade de Gestão Imobiliária do Banco de Chipre, anunciou a venda de uma propriedade com uma área total de quase 11.000 metros quadrados ao lado do The Mall of Cyprus. O imóvel, que é atualmente utilizado como parque de estacionamento, foi alegadamente vendido a um investidor por um montante de cerca de 8 milhões de euros. A propriedade chegou às mãos da REMU através da reestruturação da empresa CTC. A área de planeamento especial permite o desenvolvimento de espaços de exposição, hipermercados para diferentes fins e serviços de apoio do Hospital Geral (áreas de estacionamento, pequenos hotéis, laboratórios médicos).