Número de fogos licenciados em construções novas regista aumento de 7,1% no primeiro trimestre de 2023

O consumo de cimento no mercado nacional totalizou 1.246 milhares de toneladas.

De acordo com a AICCOPN – Associação dos Industriais da Construção Civil e Obras Públicas, apura-se um decréscimo, em termos homólogos, de 6,5% do investimento em Construção e 3,7% do VAB do setor.

No que diz respeito ao mercado imobiliário, o número de fogos licenciados em construções novas pelas Câmaras Municipais totalizou 8.742, o que corresponde a um aumento de 7,1%, face aos 8.175 alojamentos licenciados, no mesmo período de 2022. Este aumento revela assim uma maior aposta dos investidores pela construção de edifícios multifamiliares, uma vez que o número de licenças para construção de edifícios de habitação nova regista uma quebra de 13%, neste período.

No que toca ao montante dos novos empréstimos concedidos pelas instituições financeiras, a particulares, para aquisição de habitação, observou-se um aumento de 9% em termos homólogos, até março, totalizando 4.531 milhões de euros.

Até ao final de abril do ano corrente, o consumo de cimento no mercado nacional totalizou 1.246 milhares de toneladas, o que se traduz numa redução de 4,1%, face ao mesmo período de 2022.

Já no segmento de engenharia civil, nos primeiros quatro meses de 2023, registou-se uma evolução favorável nos principais indicadores. O volume total de concursos de empreitadas de obras públicas promovidos registou uma variação de 43,6%, em termos homólogos, e o volume total dos contratos de empreitadas de obras públicas celebrados neste período e objeto de reporte no Portal Base até ao passado dia 15 de maio, verifica-se um aumento de 54,7%, em termos de variação homologa temporalmente comparável.