Novos empréstimos à habitação crescem 19%

O consumo de cimento no mercado nacional atingiu 1.658 milhares de toneladas.

De acordo com a Síntese Estatística de Habitação anunciada pela AICCOPN (Associação dos Industriais da Construção Civil e Obras Públicas, até ao final de maio de 2022 o consumo de cimento aumentou 4,3%, os novos empréstimos à habitação tiveram um crescimento de 19% e 13.293 foi o número de fogos licenciados em construções novas.

Quanto ao consumo de cimento no mercado nacional, o mesmo atingiu 1.658 milhares de toneladas, ou seja, mais 4,3% face ao apurado em igual período do ano anterior, correspondendo a uma subida de 0,5 pontos percentuais face à variação homóloga acumulada verificada no mês de abril.

No que diz respeito à evolução do licenciamento emitido pelas Câmaras Municipais para obras de construção nova ou de reabilitação em edifícios residenciais regista-se, nos primeiros cinco meses do ano, um aumento de 0,6% em termos homólogos. O número de fogos licenciados em construções novas apresenta, neste período, uma variação homóloga positiva de 5%, para um total de 13.293.

Quanto à evolução do crédito concedido por parte das instituições financeiras assiste-se a um aumento, em termos homólogos até maio, de 19% no montante de novo crédito concedido à habitação, o qual representa 6.998 milhões de euros. Relativamente ao valor mediano da avaliação da habitação para efeitos de concessão de crédito, o mesmo apresenta em maio uma variação de 13,9%, a qual resulta de variações de 15,3% nos apartamentos e de 9,1% nas moradias.

A AICCOPN destaca ainda a região do Alentejo, onde o número de fogos licenciados em construções novas nos doze meses terminados em maio de 2022 foi de 1.174, valor que traduz uma subida de 16,6% face aos 1.007 alojamentos licenciados nos doze meses anteriores. Destes, 5% são de tipologia T0 ou T1, 17% são de tipologia T2, 54% de tipologia T3 e 23% de tipologia T4 ou superior. Quanto ao valor de avaliação bancária na habitação verificou-se, nesta região, uma variação homóloga de 9,3% em maio.