Novo crédito à habitação cai 0,9% em janeiro

Em janeiro de 2021, o novo crédito concedido para aquisição de habitação, totalizou 968 milhões de euros.

O montante traduz um ligeiro decréscimo de 0,9%, em termos homólogos, em relação ao crédito à habitação. Relativamente ao valor de avaliação bancária na habitação, auferido no âmbito da concessão de crédito, o ano de 2021 inicia num novo máximo histórico de 1.170€/m2 o que traduz um aumento de 6,1%, face ao apurado em janeiro do ano anterior.

São estes os dados avançados na sexta-feira pela AICCOPN – Associação dos Industriais da Construção Civil e Obras Públicas, de acordo com a Síntese Estatística da Habitação. Quanto ao licenciamento de edifícios habitacionais também se verificaram variações negativas no primeiro mês do ano, com quebras de 10,9% no número de licenças de construção e reabilitação emitidas e de 20,6% no número de fogos licenciados em construções novas, em termos homólogos. Apesar desta quebra em termos homólogos mensais, a média apurada nos três últimos meses apresenta um crescimento de 0,1% no total de licenças e de 6,3% nos fogos.

A Síntese Estatística da Habitação publicada pela AICCOPN, refere ainda que no mês de janeiro de 2021 e após 27 meses de consecutivos aumentos em termos homólogos, o consumo de cimento no mercado nacional registou uma redução de 2,8%, face ao mesmo mês do ano anterior.

A destacar a região do Alentejo, onde o número de fogos licenciados em construções novas nos doze meses terminados em janeiro de 2021 totalizou 899, o que traduz um decréscimo de 7,8% face aos 975 alojamentos licenciados nos doze meses anteriores. Destes, 54,3% são de tipologia T3 e 23,6% de tipologia T4 ou superior. Quanto ao valor de avaliação bancária na habitação nesta região verificou-se, em janeiro, uma variação homóloga de -0,7% para 883€ por m2.