Novo centro de investigação da FairJourney Biologics no Porto vai nascer pelas mãos da Garcia Garcia

A construtora nacional Garcia Garcia é a responsável pelo projeto design and build, que contribuirá para agregar toda a operação da biotecnológica FairJourney Biologics.

A construtora irá assegurar o processo integral do novo edifício, assinando ainda os projetos de arquitetura e engenharia, além da sua execução.  O edifício, localizado à face da Avenida AEP, uma das principais artérias de entrada da cidade do Porto, será um centro de investigação de referência mundial, na área da biotecnologia. O projeto destaca-se por uma arquitetura e imagem diferenciada.

Com conclusão prevista para o mês de maio, o projeto ditará a construção de um centro de investigação de referência mundial, na área das Ciências e da Biologia.

A empresa de biotecnologia e um dos líderes mundiais na descoberta, engenharia e produção de anticorpos, FairJourney Biologics, confiou à Garcia Garcia, especializada no design and build de edifícios industriais, logísticos e de serviços, o processo integral do seu novo centro de investigação, no Porto.

A construtora Garcia Garcia é a responsável pelos projetos de arquitetura e engenharia, assim como pela execução da obra, cujo investimento possibilitará à FairJourney Biologics continuar no caminho do progresso científico, que tem traçado a sua história.  A FairJourney, fundada em 2012, atua à escala global e presta serviços para um vasto número de empresas farmacêuticas, nomeadamente, ao nível da descoberta e desenvolvimento de anticorpos, destinados ao tratamento de doenças.

Um dos aspetos diferenciadores do novo edifício é a sua componente arquitetónica arrojada, que pautará a paisagem envolvente e contribuirá para renovar a linha urbana da entrada no Grande Porto. Esta marcante arquitetura teve como inspiração a identidade da Fairjourney Biologics. Usando como referência a atividade da empresa, o projeto de arquitetura desenvolveu toda a fachada do edifício com inspiração no anticorpo IgG1, uma das fontes do trabalho de investigação da biotecnológica portuense. Foi desta forma concebida uma fachada irreverente, marcada pela imponência dos painéis pré-fabricados de betão branco tridimensionais, destacados por vários pontos de luz.

No comunicado da empresa, a Garcia Garcia refere que “O novo centro de investigação será composto por várias áreas funcionais, salientando-se desde logo os 140 laboratórios, o foyer, salas de reuniões e as áreas sociais. Em evidência estão ainda os vários pátios exteriores espalhados pelo edifício, que se destacam inclusive na fachada do edifício, permitindo descobrir pequenos espaços ajardinados. Um dos ex-libris do edifício é o pátio interior presente no rés-do-chão, o qual é possível contemplar nos vários ângulos do centro. Com um total de sete pisos, o edifício agregará três deles abaixo da cota da soleira e quatro acima.”

O edifício será equipado com um sistema de eficiência energética, através de produção de energia fotovoltaica, o que permite o aproveitamento da energia solar para reduzir o seu impacto ambiental. Foram ainda aplicadas soluções de pavimentação exterior permeáveis, cobrindo grande parte da área com relva.

A Garcia Garcia, sedeada em Guimarães, é uma construtora especializada no design and build de edifícios residenciais, comerciais, industriais e logísticos, iniciou a sua atividade no final do século XIX com a construção de chaminés para a indústria têxtil, que hoje fazem parte do nosso património histórico. A empresa foi considerada a melhor construtora do ano pelos Prémios Construir, em 2016.