Novo Banco quer mudar-se para o Tagus Park

Devido a problemas de licenciamento, o Novo Banco desistiu de construir a nova sede nas Amoreiras.

banco liderado por António Ramalho vai vender o edifício que ocupa em Lisboa e mudar-se para o Tagus Park, em Oeiras O Novo Banco mantém os planos de vender o atual edifício que ocupa na Avenida da Liberdade, mas desistiu de construir uma nova sede nas Amoreiras. De acordo com o jornal ECO, em alternativa a instituição bancária pretende mudar-se para o Tagus Park, onde já tem mais de 500 colaboradores a trabalhar.

Com o objetivo de financiar a construção de um megaprojeto imobiliário nas Amoreiras, onde seria construída a nova sede, o Novo Banco, em 2018, pôs à venda uma dezena de imóveis na área da Grande Lisboa, que incluía a sede história do BES. De acordo com notícias dessa altura, o projeto custaria entre 100 e 120 milhões de euros e iria nascer nas instalações do antigo Quartel de Campolide.

Segundo avança o ECO, em causa está um terreno de 130.000 metros quadrados que o banco adquiriu em 2014 à promotora Temple, do empresário Vasco Pereira Coutinho, como forma de execução de dívidas. O Fundo de Investimento Imobiliário Fechado Amoreiras, é o responsável pelo projeto e, de acordo com as contas da sociedade gestora, este iria ser constituído por habitação, serviços e comércio, incluindo a nova sede do Novo Banco.

O Jornal Expresso avançou no final de 2019 que o banco injetou 36,2 milhões de euros nestes terrenos, através do fundo. Desde 2016, foram aplicados 57,7 milhões de euros neste projeto. De acordo com o ECO, em causa estão dificuldades em obter o licenciamento para o projeto e perante isso, o Novo Banco está a estudar outras hipóteses para aquela localização, enquanto o promotor imobiliário continua atrás de um projeto com viabilidade.

O Novo Banco pretende vender o edifício principal que ocupa atualmente na Avenida da Liberdade, a sede histórica do BES. O processo ainda não está no mercado, no entanto, fontes do mercado imobiliário referiram ao ECO que o imóvel deverá valer entre 50 a 70 milhões de euros.

A mudança para o Tagus Park ainda deverá levar algum tempo, dado que o espaço que o Novo Banco tem atualmente em Oeiras terá de ser aumentado para receber todos os funcionários.