Novo banco aliena carteira de imóveis de logística

A concretização do negócio, deverá ter um impacto positivo de cerca de 35 pontos base no rácio de capital total do grupo Novo banco.

O Novo Banco acabou de vender um conjunto de imóveis de logística localizados em Portugal, avançou hoje em publicação o jornal Eco. A operação terá um impacto positivo nos rácios de capital no banco liderado por António Ramalho.

O anúncio sobre o acordo para a venda de um portefólio imobiliário de ativos de logística localizados em Portugal foi feito esta segunda-feira. No entanto é ainda desconhecida a identidade do comprador, tal como o valor do investimento.

Em causa está uma carteira de ativos imobiliários detido maioritariamente pelos fundos imobiliários NB Património e NB Logística, ambos geridos pela GNB Real Estate, refere a publicação. O Novo banco detinha em média, uma participação de cerca de 75% dos referidos ativos imobiliários, a março de 2022.

Estima-se que a concretização do negócio, deverá ter um impacto positivo de cerca de 35 pontos base no rácio de capital total do grupo Novo banco. Segundo a instituição, a operação reflete o momento positivo do mercado deste segmento imobiliário, com uma redução significativa da yield nos últimos 12 meses e consequente aumento do preço, dado o aumento da procura por ativos logísticos pós pandemia.

Nos últimos anos o banco liderado por António Ramalho tem vendido carteiras de ativos problemáticos, incluindo crédito malparado e imóveis, , com o objetivo de limpar o balanço herdado do BES, beneficiando de proteção contra perdas registadas nestas operações por via do acordo de capital contingente de 3,89 mil milhões de euros.