Norte-Americana Panattoni entra no mercado português com dois projetos logísticos

É na região de Lisboa que a promotora norte-americana Panattoni quer desenvolver dois projetos logísticos.

A empresa que vai entrar no mercado português nos próximos meses, com a compra de terrenos para desenvolver dois ativos logísticos na região de Lisboa, pretende investir 190 milhões de euros, até 2023 em 16 projetos na Península Ibérica. Segundo o Eje Prime, site especializado em imobiliário, a promotora norte-americana tem 190 milhões de euros de investimento previstos para Portugal e Espanha para os próximos dois anos.

Especializada em projetos na área da logística, a promotora Panattoni, iniciou a entrada na Península Ibérica no ano passado, com a compra de cerca de 100 mil metros quadrados de terrenos em Espanha, onde já deu início ao desenvolvimento de investimentos de 100 milhões de euros.

No momento, a empresa tem seis projetos já em fase de construção e desenvolvimento, dando destaque ao Panattoni Park Madrid Este, de 28.400 m2, onde investiu 15 milhões de euros e que será ocupado totalmente pela Leroy Merlin no segundo semestre deste ano. Tem também em Cádis um projeto de 9.000 m2, onde investiu 18 milhões, e outro em Saragoça, de 9.200 m2 num investimento de 20 milhões de euros.


A norte-americana está a negociar a compra de terrenos para outros seis projetos, localizados em Madrid, Saragoça, Sevilha, Barcelona e Lisboa, onde quer construir dois parques logísticos.

Gustavo Cardozo, diretor-geral da Panattoni para Espanha e Portugal, referiu ao site Eje Prime que o objetivo é atingir cerca de 500 mil metros quadrados na Península Ibérica dentro de dois anos. “São projetos a um prazo mais longo e de risco, mas acreditamos que são necessários face à grande procura”, refere o responsável.


Com sede na Califórnia, a Panattoni entrou no mercado europeu há 15 anos e tem escritórios na Alemanha, Holanda, Luxemburgo, Eslováquia, Espanha, Polónia, Reino Unido e República Checa. Desde a sua existência, desenvolveu projetos na Europa cujo total supera os 10,5 milhões de metros quadrados.