A Norfin tem tido nos últimos anos muitos desafios e oportunidades, com projetos que vão do Algarve ao Porto e que se traduziram em empreendimentos residenciais e edifícios de escritórios vanguardistas, passando também pelo setor de hospitality. A empresa que é considerada uma das referências portuguesas na gestão de investimentos imobiliários, estima realizar um investimento de 750 milhões de euros até 2027.
Do ponto de vista do lançamento de novos projetos, 2022 foi um ano bastante positivo. Para além da continuidade da gestão de portefólios de rendimento que é a sua área tradicional de atuação, a Norfin lançou também seis novos projetos de promoção imobiliária.
As expectativas para 2023, são igualmente otimistas, estando os projetos já lançados em fase de comercialização e construção e, os novos, a prepararem-se para serem lançados. Até 2027 a Norfin prevê continuar a crescer e a desenvolver novos projetos, estimando apenas nos ativos que tem hoje sob gestão realizar um investimento total de 750 milhões de euros.
Entre os novos desenvolvimentos encontra-se um empreendimento turístico na primeira linha junto à praia de Carcavelos, em formato de branded residences, que estará associado a uma cadeia hoteleira internacional. O empreendimento será composto por dois blocos virados para o mar e terá 68 quartos de hotel e116 apartamentos no conceito branded. A construção iniciou-se este mês.
A empresa será também a gestora de um projeto turístico e residencial e dois campos de golfe na Herdade da Aroeira, em Almada. O projeto prevê a construção de cerca de 30,000 m2 acima do solo: 247 unidades – 210 para uso turístico e 37 para uso residencial, onde se inclui um aparthotel com cerca de 150 unidades, e diversas amenities.
A Quinta dos Cedros, é outro novo projeto, com uma localização igualmente privilegiada – entre o hotel Penha Longa e a Quinta da Beloura. Beneficia do rápido acesso a Lisboa, Cascais e também aos office parks do Corredor Oeste. Está previsto o desenvolvimento de um condomínio fechado de carácter exclusivo, composto por 37 villas de qualidade superior.
No segmento hoteleiro, a Norfin está a desenvolver um ativo localizado na praia do Ancão, em Almancil no Algarve, para uso turístico. Trata-se de um equipamento hoteleiro de pequena dimensão e que se pretende para um segmento alto com apenas 17 unidades de alojamento turístico.
Está igualmente previsto o lançamento de um outro projeto turístico, no segundo semestre de 2023, na Quinta do Lago no Algarve, numa localização verdadeiramente única.
Incluídos na gestão dos ativos de Vilamoura, estão previstos os lançamentos de dois novos projetos: o Natura Village, localizado na zona noroeste de Vilamoura, e outro projeto, junto ao campo de golfe Vitória.
Dos lançamentos já realizados em 2022, o Monview, em Miraflores, iniciou a construção em janeiro de 2023 e conta já com cerca de 80% de reservas. Este é o único condomínio privado previsto para a zona.
Destaque também para o Campo Novo, o novo bairro alfacinha na capital, constituído por 80,000 m2 acima do solo. Está dividido entre três blocos residenciais, quatro edifícios de escritórios e uma extensa alameda comercial. O lançamento oficial está previsto para março, já após o início da construção que arranca ainda em janeiro 2023.
Na Alta de Lisboa, o Lisbon Heights apresenta-se como o novo refúgio na cidade. Este é um condomínio privado, com 82 apartamentos e 13 villas, estende-se por cerca de 20,000 m2, contando com 6,000 m2 de espaços verdes privativos.
Na Quinta da Trindade, no Seixal, está em construção um novo condomínio privado, o Orizon, com mais de 13,000 m2, divididos por 120 apartamentos com terraço privativo, jardim comum, ginásio e portaria e magníficas vistas para Lisboa.
A Norfin tem no Porto e já em fase de acabamentos, o Antas Green, um condomínio privado de 182 apartamentos com mais de 19,000 m2 acima do solo e 1,500 m2 de jardins privativos. A conclusão da obra está prevista para outubro de 2023.
No segmento de escritórios, surge o Oriente Green Campus, localizado em Moscavide junto ao Parque das Nações, O projeto encontra-se em fase de construção, devendo estar concluído durante o primeiro trimestre de 2024. Constituído por mais de 40,000 m2 acima do solo, possui cerca de 19,000 m2 de zonas exteriores.
Por último, a empresa apresenta o Vilamoura Parque, um condomínio privado, constituído por 40 moradias, próximo da Marina de Vilamoura, que alia o estilo de vida premium ao verde. O empreendimento está em fase de construção e tem 50% das moradias vendidas.