Nido finaliza integração da Smart Studios e prevê a abertura de quatro novas residências de estudantes até 2025

A integração da Smart Studios junta mais de 2 mil camas à plataforma da Nido.

A Nido, marca de gestão de alojamento para estudantes e co-living da Round Hill Capital e um dos principais operadores e gestores internacionais no segmento Purpose Built Student Accommodation (PBSA) na Europa, concluiu a integração da Smart Studios na sua plataforma, e prevê a abertura de quatro novas residências até 2025.

A integração da Smart Studios na plataforma operacional da Nido, representa uma adição de 2 mil novas camas para alojamento, ao seu portefólio. É também iniciada a próxima fase da estratégia da Round Hill Capital para o segmento PBSA em Portugal, após a aquisição da Smart Studios, tendo sido a maior transação de alojamento para estudantes e co-living em Portugal (2022), num valor de investimento de cerca de 200 milhões de euros.

A Nido poderá assim criar um portefólio ibérico com um total de cerca de cinco mil camas, distribuídas por 14 residências, como parte de uma oferta mais alargada de 9 mil camas disponíveis na Dinamarca, Irlanda, Países Baixos, Portugal, Espanha e Reino Unido. Em território nacional, a empresa gere atualmente 1280 camas, em 6 localizações, incluindo as 380 do mais recente projeto Nido Campo Pequeno, em Lisboa. Para além destas, está ainda prevista a abertura de mais quatro residências até 2025 em Lisboa e no Porto, o que se traduz em mais 1.100 novas camas.

Desde a aquisição (julho de 2022), a Nido integrou a Smart Studios nos seus sistemas de gestão, de maneira a agilizar as operações como parte da sua estratégia mais ampla de utilização de tecnologia, com o objetivo de melhorar o desempenho operacional e o serviço prestado aos residentes, estando também empenhada em reforçar as políticas de ESG da plataforma Smart Studios, com especial foco para a melhoria do consumo de energia e do bem-estar dos residentes.

O investimento da Round Hill Capital procura melhorar a disponibilidade e a qualidade do alojamento estudantil, dando resposta ao crescente problema da procura. A experiência da Nido, a sua escala e o foco no cliente, permitem que a empresa se expanda para novos mercados e mobilize novos ativos de forma rápida, eficiente e bem-sucedida.

De acordo com João Pita, Head of Portugal da Round Hill Capital, “Após a aquisição da Smart Studios no ano passado, o nosso plano sempre foi o de integrar este negócio na plataforma e marca Nido. A Nido é, claramente, líder de mercado no segmento do alojamento estudantil europeu e acreditamos que, com a sua própria experiência e o longo historial da Round Hill Capital no que toca ao desenvolvimento e gestão de ativos residenciais construídos para o efeito, ser-nos-á possível melhorar a experiência dos nossos residentes e aplicar economias de escala para ajudar a impulsionar os retornos dos investidores”.

O responsável acrescenta “Ativos residenciais modernos de alta qualidade com boas credenciais ambientais, localizados nas principais cidades europeias com fortes argumentos de oferta/procura, continua a ser uma classe de ativos de relevo para a Round Hill Capital e continuaremos a procurar oportunidades para aumentar o nosso portefólio, tanto em Portugal como em toda a Europa”.

Segundo Darren Gardner, Chief Operating Officer da Nido, “Após o largo período que já passou desde a aquisição e a aprendizagem do negócio da Smart Studios, e incorporando a experiência local no nosso modelo operacional, estamos agora prontos para integrar e dar um novo naming a este negócio dentro da plataforma Nido. Isto irá proporcionar um número significativo de benefícios em termos de excelência operacional, recursos e economias de escala. O nosso objetivo agora é começar a maximizar essas oportunidades para dar aos nossos residentes a melhor experiência, enquanto trazemos mais oferta residencial de elevada qualidade e que são muito necessárias para um mercado com défice de oferta.  Iremos concentrar, também, a nossa atenção em mobilizar os quatro antigos ativos de primeira classe da Smart Studios, ao mesmo tempo que procuraremos expandir ainda mais o negócio da Nido e de forma mais ampla em toda a Europa”.