Nhood Portugal reforça medidas de eficiência energética no decorrer da época natalícia

Os centros comerciais Alegro asseguram iluminações de natal com horário reduzido.

Segundo o seu histórico de compromisso ambiental e implementação de medidas de eficiência energética, e consoante as recomendações do governo e das agências reguladoras do setor energético, a Nhood Portugal, entidade gestora dos Centros Comerciais Alegro, estabeleceu um horário de iluminação de Natal reduzido, mantendo as luzes desligadas até às 18h00. Esta medida tem como objetivo contribuir para uma redução efetiva de 8% a 10% do consumo energético, no portefólio, até ao final de 2022.

No que diz respeito à eficiência energética, a Nhood assegura um controlo diário do consumo energético dos centros comerciais que gere, onde a energia utilizada provém totalmente de fontes renováveis. Este controlo é possível através de uma gestão técnica da operação, manutenção, controlo e otimização das condições de funcionamento da iluminação, ventilação e climatização dos centros comerciais geridos pela empresa.

A monitorização de horários de funcionamento dos equipamentos de climatização, ventilação e iluminação ajustados ao funcionamento do centro comercial, a substituição de toda a iluminação existente por iluminação LED e a utilização de detetores de movimento em zonas menos movimentadas, como escadas de emergência, zonas técnicas e corredores técnicos, são algumas das medidas adotadas para evitar consumos de energia desnecessários.

Carlos Costa, Real Estate South Director da Nhood Portugal, afirma que: “Num momento em que a Europa enfrenta uma crise energética e os impactos das alterações climáticas estão na ordem do dia, esta é mais uma medida – especial para esta época – alinhada com os nossos planos anuais de sustentabilidade e poupança energética. Apesar de sabermos que a iluminação de Natal é parte da magia desta época festiva, também, acreditamos que todos, enquanto membros da sociedade civil, estamos conscientes da importância da eficiência energética”.

Segundo Rui Vacas, Real Estate North Director da Nhood Portugal, “desde o primeiro momento que, na Nhood, operamos com foco no triplo impacto positivo – planeta, pessoas e proveitos – nos ativos que temos sob gestão. No caso concreto dos centros comerciais Alegro, a sustentabilidade e o impacto ambiental fazem também parte dos principais racionais de atuação”.