Municípios da Área Metropolitana de Lisboa apresentaram 300 milhões de euros em candidaturas de habitação

O balanço divulgado hoje é resultado de uma reunião realizada pelo Grupo de Trabalho Metropolitano da Habitação.

Segundo o balanço divulgado hoje pela Área Metropolitana de Lisboa, os municípios da AML apresentaram 85 candidaturas a programas de habitação apoiados pelo PRR – Plano de Recuperação e Resiliência, no valor de 300 milhões de euros, avança em publicação a Lusa.

Até segunda-feira (9 de janeiro de 2023), os municípios tinham submetido 85 candidaturas, das quais 62 direcionadas para habitação, cinco referentes a alojamento urgente e temporário, e oito destinadas para alojamento estudantil.

Das candidaturas apresentadas, foram já aprovadas 40, das quais 33 para habitação, quatro para alojamento urgente e temporário e as restantes três para alojamento estudantil. Das candidaturas registadas, 3.012 dizem respeito a fogos para habitação, 182 alojamentos urgentes e temporários e cerca de 361 camas para alojamento de estudantes, num investimento que totaliza 300 milhões de euros.

A AML indicou ainda que o Centro de Investigação em Arquitetura, Urbanismo e Design da Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa encontra-se a desenvolver uma plataforma de informação metropolitana referente à habitação, com o intuito de obter dados em tempo real da execução física e financeira das candidaturas, a caracterização das soluções, a identificação de tendências, a execução de análises comparativas e ainda a identificação de potenciais obstáculos à prontidão de execução dos projetos.

A plataforma, que deverá estar disponível em março deste ano, vai produzir, de forma periódica, sínteses globais de informação, bem como relatórios que possuem informação mais detalhada, não só à escala municipal, como também à escala metropolitana.

Da Área Metropolitana de Lisboa fazem parte os concelhos de Alcochete, Almada, Amadora, Barreiro, Cascais, Lisboa, Loures, Mafra, Moita, Montijo, Odivelas, Oeiras, Palmela, Seixal, Sesimbra, Setúbal, Sintra e Vila Franca de Xira.

O plano de ação “Habitação PRR – AML 2021-2026” incide em programas de apoio ao acesso à habitação, à habitação acessível, ao alojamento estudantil e na criação de uma bolsa nacional de alojamento “urgente e temporário”.