Mulheres são as que mais vendem habitações na RE/MAX

As consultoras RE/MAX superaram os seus colegas homens no número de transações e no volume de faturação.

São estes os dados apresentados pela mediadora que realizou um estudo sobre o perfil e faturação dos colaboradores durante a pandemia. A maior imobiliária a operar em Portugal, a RE/MAX desenvolveu um estudo que permitiu concluir que as mulheres são as responsáveis pela maior parte da faturação na rede. Estes dados confirmam os registos do ano passado, o terceiro melhor ano da rede, em que as consultoras RE/MAX superaram os seus colegas homens, quer em número de transações, quer em volume de faturação. Dos 6.118 profissionais que faturaram e dos 5.935 que concretizaram pelo menos uma transação, 53 e 54%, respetivamente, foram mulheres.

A RE/MAX somava no início do segundo trimestre de 2021, um total de 10.956 colaboradores distribuídos por diferentes funções e nas várias regiões do país, dos quais 5.852 são mulheres (53,4%). Onde se concentram a grande parte das profissionais da RE/MAX são nos distritos de Lisboa (47,2%), Porto (16,9%) e Setúbal (9,9%), com quase três quartos a exercerem as suas funções em agências localizadas nessas regiões.

Segundo Beatriz Rubio, CEO da RE/MAX e a única mulher a liderar um grande grupo imobiliário no país, “Desde 2018 que houve uma grande integração de mulheres na RE/MAX e os números demonstram esse crescimento progressivo. É reconhecido pelas profissionais que, para além de uma oportunidade de emprego nesta área, há um investimento na sua carreira, através da formação que lhes prestamos. As mulheres da rede RE/MAX têm em média 44 anos, quase todas têm formação superior e caraterizam-se por um espírito empreendedor e proativo.”

De acordo com a análise, no TOP 1000 dos melhores vendedores da RE/MAX (faturação anual brutal acima dos 110 mil euros) em 2020, as mulheres já representam 48%, com um registo de 29 transações, em média. O estudo apurou também um aumento no número de mulheres que quiseram abrir a sua própria agência (148), tornando-se por isso Brokers, o que já corresponde a cerca de 33% do total de 454 Brokers existentes a nível nacional na rede.

Beatriz Rubio sublinha que “Estudos continuam a confirmar que quem toma a decisão da mudança de casa e a compra de uma nova são quase sempre as mulheres. São inclusive elas que sabem exatamente o que pretendem numa habitação, por isso torna-se fácil estabelecer afinidade e haver empatia entre uma consultora imobiliária e um potencial cliente, o que ajuda a explicar os bons resultados das nossas profissionais.”, salienta Beatriz Rubio. “Não obstante, a história da rede RE/MAX Portugal tem-se pautado pelo equilíbrio entre homens e mulheres, pela harmonia entre o trabalho realizado por todos os profissionais e pela quase simetria nos sucessos alcançados.”.

É notório também que as mulheres lideram a coordenação das várias agências RE/MAX com quase 97% das posições. Por outro lado, representam mais de metade dos consultores (51,3%) e quase 60% do staff da rede. Já 38,1% das mulheres na RE/MAX ocupam cargos de direção e 30% cargos de sócio.