Situado em Penacova, distrito de Coimbra, o Mosteiro do Lorvão vai ser transformado num novo hotel pela Soft Time Unipessoal, Lda. Esta é mais uma concessão do programa Revive e a empresa Soft Time foi a vencedora da concessão para reabilitação e exploração turística do imóvel.
A data mais provável da fundação do Mosteiro do Lorvão remonta ao ano de 878, após a primeira reconquista cristã de Coimbra. Também designado por Mosteiro de Santa Maria de Lorvão, foi também um hospital psiquiátrico, o Hospital Psiquiátrico do Lorvão, encerrado em 2012. Desde 1910 que o Mosteiro do Lorvão integrou a lista original dos primeiros edifícios classificados como Monumento Nacional em Portugal. Mantendo o espaço da Igreja, Cadeiral, Claustro do Silêncio e Zimbório (cúpula do monumento), que convidam a uma visita enriquecedora e memorável.
O investimento previsto é de cerca de 7 milhões de euros e o contrato de concessão tem a duração de 50 anos, com uma renda anual definida de 37.320 euros.
O Mosteiro do Lorvão é um dos 49 imóveis inscritos no programa Revive. Já foram lançados concursos para a concessão de 23 imóveis, e adjudicadas 18 concessões, num investimento total privado de 138,6 milhões de euros, e rendas na ordem dos 2,4 milhões de euros. O início da exploração desta nova unidade hoteleira está previsto para 2024.
Recentemente criada, a empresa Soft Time – Unipessoal, Lda foi constituída em março de 2019, tem a sua sede no concelho de Cartaxo e exerce atividades de consultoria para negócios e gestão.