Montepio vende carteira de crédito malparado de 253 milhões de euros

A transação contribui para um aumento de 3 pontos base no rácio de Capital Total do Banco Montepio.

A Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), informou na passada sexta-feira em comunicado, a venda pelo Banco Montepio de uma carteira de crédito mal parado de 253 milhões de euros.

De acordo com a CMVM “Em cumprimento do disposto no artigo 248.º-A do Código dos Valores Mobiliários, a Caixa Económica Montepio Geral, caixa económica bancária, S.A. (“Banco Montepio”) informa que no dia 29 de dezembro de 2021 e após um processo de venda competitivo foi celebrada uma escritura pública de venda de uma carteira de créditos não produtivos (non-performing loans).

Numa carteira que englobou 10.318 contratos registados em balanço e fora de balanço, o montante bruto alienado foi de 253 milhões de euros.

A aquisição desta carteira de NPL (Non-Performing Loans) foi efetuada pelas entidades LX Investments Partners III, BTL Ireland Acquisitions II Designated Activity Company e BTLP Acquisitions I Unipessoal, Lda, sociedades validamente constituídas e regidas pela lei portuguesa e com sede em Portugal.

O impacto estimado desta venda nos resultados da instituição bancária será imaterial, no entanto representa uma importante redução das exposições não produtivas, contribuindo para uma diminuição de 1 ponto percentual no rácio de NPE (non-performing exposures).

A transação contribui no imediato para um aumento de 3 pontos base no rácio de Capital Total do Banco Montepio, consolidando a estratégia iniciada pelo Conselho de Administração de contínua redução de ativos não produtivos e de reforço dos rácios de capital.