Monte Pedral no Porto ultrapassa 63 milhões de euros de investimento

A autarquia do Porto anunciou um investimento superior a 63 milhões de euros para o projeto de Monte Pedral. A Câmara Municipal indica que este valor consta da operação de loteamento para aquele terreno, cujo envio para discussão pública foi aprovado no dia 11 de janeiro, por unanimidade do Executivo Municipal.

De acordo com Pedro Baganha, vereador do Urbanismo, “Este terreno é a grande oportunidade para a criação de uma nova centralidade na cidade”. O investimento previsto será, na sua maioria, assegurado por privados e a proposta de operação de loteamento dá primazia à função habitacional, mas segundo a autarquia o Monte Pedral será transformado num “centro multifuncional”, onde além de habitação, estão também previstos comércios, serviços (escritórios) e uma residência de estudantes. 

Para o projeto está prevista a construção de cerca de 330 fogos, a maioria a preços acessíveis. A área bruta de construção é superior a 53.500 m2 e a área de implantação dos lotes de edifícios aproxima-se dos 15.000 m2.