Merlin junta-se à Endeavor para construir 4 Data Centers em terrenos da Merlin

As empresas vão construir uma rede de centros de dados nos terrenos que a Merlin possui em Lisboa, Madrid, Bilbao e Barcelona.

A Merlin Properties anunciou uma aliança estratégica com a Edged Energ, subsidiária da empresa americana especializada em tecnologia Endeavor, para a construção de uma rede de centros de dados em Lisboa, Madrid, Bilbao e Barcelona, nas reservas imobiliárias da Merlin.

A primeira fase inclui cerca de 80 MW (megawatt) de capacidade nas quatro localidades. Os data centers configuram-se como uma alternativa de investimento imobiliário, altamente sofisticada pela procura dos ativos e com grande necessidade de capital, mas com retornos expressivos, visto que houve um boom na procura por dados e oferta insuficiente.

“A localização estratégica da Península Ibérica permite-lhe posicionar-se como a principal porta de ligação às economias digitais da Europa, América do Norte, América do Sul, África e Médio Oriente”, afirma David Brush, cofundador da Merlin e Conselheiro Especial do Programa de Data Centers da empresa.

David Brush acrescenta ainda que “A nossa plataforma de infraestrutura de próxima geração permitirá que empresas de tecnologia e fornecedores de produtos em nuvem atendam melhor e se conectem a uma base de clientes mais ampla.”

 A energia utilizada nestas instalações virá de fontes renováveis, principalmente instalações fotovoltaicas no terreno e cobertas com ativos Merlin. Além disso, cada data center terá várias horas de armazenamento de energia graças a baterias que permitirão o uso de energia renovável 24 horas por dia, 7 dias por semana.

As localidades de Madrid e Barcelona terão capacidade de 20 MW cada. Os data centers dos campus localizados em Bilbao e Lisboa terão as infraestruturas necessárias parapoderem construir instalações em hiperescala com mais de 100MW de capacidade cada.

De acordo com Jakob Carnemark, fundador da Edged Energy, “A Península Ibérica está se tornando rapidamente um dos locais estratégicos mais bem conectados do mundo, com uma excelente rede de fibra óptica e abundantes recursos em termos de energia solar e eólica”.

Jakob Carnemark acrescenta ainda que “Esta região é fundamental para nós à medida que continuamos a construir a primeira plataforma global de data centers de próxima geração, neutra em consumo de água e emissões de carbono”.

Edged e Merlin irãoinstalar mais de 100 MW de carregadores de veículos pesados ​​associados aos data centers, em apoio à transição ecológica para caminhões elétricos.