Mercadona investe 225 milhões de euros em Almeirim naquele que será o maior bloco logístico da Península Ibérica

Já em construção, é previsto que esteja concluído em meados de 2024.

A Mercadona, cadeia de supermercados espanhola, anunciou a construção em Almeirim, Santarém, daquele que será o maior bloco logístico da Península Ibérica, num investimento de 225 milhões de euros, segundo avança em publicação o Jornal de Negócios.

O bloco logístico vai nascer num terreno de 440 mil m2, tendo sido adquirido pela Mercadona, e que vai dispor de um armazém de frio e um destinado a secos, bem como edifícios destinados a serviços gerais e escritórios. O bloco terá uma área de construção de 120 mil m2.

Esta é a segunda infraestrutura da empresa em Portugal, sendo a primeira em Póvoa do Varzim, na qual foram investidos 84,5 milhões de euros, com três naves construídas numa área que totaliza 100 mil m2. Em Almeirim, o bloco logístico possui uma forte aposta na sustentabilidade, com os seus 15 mil painéis solares, que resultam de um investimento de 6,5 milhões de euros, que correspondem a 25% da energia necessária para a infraestrutura funcionar.

A rede logística da cadeia de supermercados espanhola é composta por um total de 16 blocos logísticos operacionais, dois armazéns satélites e ainda dois armazéns reguladores, sendo através destes que a empresa abastece os mais de 1.600 supermercados que possui tanto em Espanha como Portugal.

Em território nacional, a Mercadona abriu o seu primeiro supermercado em 2019, em Canivelo, Vila Nova de Gaia, contando atualmente com 39 lojas, distribuídas pelos distritos do Porto, Braga, Aveiro, Viana do Castelo, Setúbal, Santarém, Viseu, Leiria e Lisboa. Para 2023, antevê a abertura de mais 10 novas lojas em Portugal.