A Mercadona inaugurou na passada semana o primeiro dos 10 supermercados que a retalhista alimentar prevê abrir este ano. A 40.ª loja da Mercadona em Portugal situa-se em Marco de Canaveses, na Travessa dos Bombeiros Voluntários do Marco, anuncia a empresa em publicação.
Esta abertura reflete a aposta da Mercadona no distrito do Porto, onde a empresa conta, a partir de hoje, com um total de 19 lojas. À semelhança dos outros supermercados, também este dispõe de uma área de vendas de cerca de 1.900 m2 divididos entre as secções de Talho, Peixaria, Charcutaria, Pastelaria e Padaria, Perfumaria, Cuidado do Lar e Animais de Estimação, Frutas e Legumes, Garrafeira e Pronto a Comer com self-service e várias opções de pratos preparados para levar para casa ou aquecer e comer na zona de mesas e cadeiras existente no supermercado.
Todas as novas lojas da retalhista são construídas respeitando o Modelo de Loja Eficiente que a empresa está a implementar em toda a cadeia, com corredores amplos, poupanças energéticas de até 40% comparativamente a uma loja convencional.
A empresa aposta nas energias renováveis, designadamente através da instalação de painéis solares nos supermercados. É o caso desta loja, em Marco de Canaveses, onde existem 504 painéis solares com capacidade para produzir 200kW. Ao gerar energia renovável de origem fotovoltaica nas coberturas das lojas, para autoconsumo, a empresa poupa aproximadamente 20% de energia elétrica anualmente.