Mercado imobiliário de Itália em agosto

Uma análise ao mercado imobiliário em Itália no mês de agosto.

Residencial

O UniCredit concedeu um financiamento de 10,47 milhões de euros à Gong Capital (Grupo Casillo) para a reestruturação de um edifício completo em Milão. A área comercial do edifício passará de 3.250 m2 para 3.650 m2 com a implantação de 51 unidades residenciais à venda.

Em Milão, cerca de 60 apartamentos do empreendimento residencial GS Towers – Green Soul Living foram vendidos em 40 minutos graças à nova tecnologia desenvolvida pela Tecma Solutions que permite aos compradores pagar o depósito da habitação online com cartão. A Green Stone é a promotora das Torres GS, que consistem em 120 unidades residenciais.

Escritórios

Em Milão, a Nexi comprou ao Banca d’Italia um prédio no Corso Sempione, em Milão, por 40 milhões de euros. O ativo é arrendado pela Nexi Payments.

Por sua vez, Kryalos Sgr adquiriu à Covivio um edifício de escritórios com uma superfície de 4.600 m2 no centro de Milão. O ativo é maioritariamente ocupado por escritórios, enquanto o rés-do-chão alberga lojas, que apresentam um bom potencial de crescimento.

Em Roma, a BentallGreenOak fechou com sucesso a venda do prédio de escritórios Torre Moretti para Reale Immobili. O ativo de 6.000 m2, localizado na Piazzale Flaminio, em Roma, está parcialmente alugado ao Banco Bpm.

Por último, a Blue Sgr adquiriu à Coima uma carteira avaliada em mais de 30 milhões de euros, composta por quatro ativos com uma área total de 22.357 m2, três dos quais localizados em Milão e um em Roma. A Blue Sgr irá renovar e relançar os ativos.

NPL’s

A Intrum concluiu operações NPL no mercado italiano por um total de € 1,9 bilhões. Juntamente com a Deva Capital (Grupo Santander), a Intrum adquiriu uma carteira de leasing da Intesa Sanpaolo Provis e da Ubi Leasing por um valor nominal de 1,1 mil milhões de euros, consistindo em empréstimos garantidos apoiados por cerca de 750 ativos.

A Deva Capital e a Intrum chegaram ainda a acordo para adquirir ao Intesa Sanpaolo uma carteira de créditos garantidos a PME pelo valor nominal de 610 milhões de euros.

Por último, a Intrum adquiriu ao Intesa Sanpaolo e à Bper uma carteira de crédito ao consumo sem garantia no valor nominal de cerca de 225 milhões de euros.

Comercial

Após o processo de desinvestimento das suas lojas na Itália, o Carrefour vendeu o seu hipermercado San Giuliano Milanese à Bennet. O hipermercado ocupa uma área de 7.300 m2, enquanto o centro comercial em que está inserido possui uma área de 16.500 m2, incluindo mais 20 lojas.

A Savills Investment Management vendeu a parte comercial (640 m2) de um prestigioso edifício de uso misto localizado no Quadrilatero, Milão. A loja abriga a marca de luxo Jil Sander (OTB Group). O comprador é Red Circle Srl, fundador da marca Diesel e do Grupo OTB.

Logística

O BNP Paribas REIM Italia adquiriu um ativo logístico de classe A em Villamarzana (Rovigo) que cobre uma área de 44.800 m2.

Entretanto, a Hines chegou a um acordo para desenvolver três novos ativos logísticos em Tortona, Montichiari e Brescia por um investimento total de 75 milhões de euros. Os três ativos, que cobrem uma área total de 100.000 metros quadrados, serão executados de acordo com os critérios da ESG e estarão prontos no primeiro semestre de 2023.

Ativos alternativos

A CDS Holding adquiriu à Immobiliare Novoli uma área em Novoli, Florença, para desenvolver residências estudantis num investimento total de 45 milhões de euros. Com 400 camas, a residência estudantil ficará localizada perto do novo campus Novoli e será inaugurada em setembro de 2023.