Mercado de Fusões e Aquisições movimentam 1,3 bilhões de euros no primeiro bimestre de 2023

Setor de Real Estate foi o mais ativo no período, com 19 transações.

De acordo com o relatório da Plataforma Transactional Track Record – TTR, o mercado transacional português registou no primeiro bimestre do ano, 74 operações com valor total de 1,3 bilhões de euros.

Estes números traduzem-se num decréscimo de 10% no número de transações em comparação ao mesmo período de 2022, no entanto, o capital mobilizado registou uma subida de 8%.  Em fevereiro, foram registadas 34 fusões e aquisições, entre anunciadas e encerradas, e um valor total de 981,58 milhões de euros.

O setor de Real Estate foi o mais ativo em janeiro, com 19 transações, seguido pelo setor de Business & Professional Support Services, com nove operações.

Quanto à número de transações, no âmbito Cross-Border, Espanha e França, foram os países que mais investiram em Portugal no período em análise, contabilizando nove e seis transações, respetivamente.  As empresas portuguesas escolheram o Brasil e a França como principal destino de investimento, com três e duas transações, respetivamente.

De acordo com o relatório, até fevereiro de 2023, as empresas norte-americanas diminuíram em 66% as suas aquisições no mercado português. As aquisições estrangeiras no setor de Tecnologia e Internet decresceram em 40% em comparação ao mesmo período de 2022.

Até fevereiro de 2023, foi contabilizada uma transação de Private Equity, representando uma diminuição de 83% no número de operações em comparação ao mesmo período de 2022.

No que diz respeito a Venture Capital, foram realizadas 17 rodadas de investimentos e um total de 31 milhões de euros, representando um aumento de 41% no número de transações.

No segmento de Asset Acquisitions, foram registadas 26 transações com um valor de 252 milhões de euros, representando um aumento de 4% no número de operações.

Em fevereiro de 2023, a transação destacada pelo TTR Data, foi a conclusão da aquisição do Grupo Mémora pelo Grupo Catalana Occidente, cujo valor representa um investimento 401.30 milhões de euros.

O relatório da Plataforma Transactional Track Record – TTR, destaca ainda a CBRE Portugal, no que diz respeito ao ranking de assessores financeiros, por número de transações e em valor, que lidera com uma operação no valor de 150 milhões de euros.