Mercado de escritórios em Lisboa regista valor histórico em 2022

A CBRE assinalou uma participação no mercado em transações intermediadas de 43%.

André Almada, Senior Director de Advisory & Transactions Offices da CBRE Portugal

A consultora imobiliária CBRE acaba de divulgar que o mercado de ocupação de escritórios em Lisboa regista o melhor ano de sempre em 2022, com uma absorção de 272 mil m2, um valor recorde.

No que diz respeito ao Porto, este registou um forte dinamismo com uma absorção de 60 mil m2, o que vai de encontro aos anos anteriores, e demonstra um caminho de consolidação que a cidade Invicta tem percorrido.

Num total de 158.071 m2 transacionados por agentes, no mercado de escritórios nacional em 2022, a CBRE assessorou cerca de 68 mil m2,  o que se traduz numa participação de mercado de 43%. Nesta área, a consultora registou o seu melhor ano de sempre, ao assinalar um crescimento de 87% face a 2021, tendo participado em transações importantes, como a colocação da Galp no ALLO – Alcântara Lisbon Offices, onde irá ocupar 20 mil m2, sendo que foi a maior operação de arrendamento do ano. Ainda no mesmo empreendimento, a consultora foi responsável pelo arrendamento de 8.500 m2 à EY e 6 mil m2 à Cloudflare.

No segmento de FLEX Offices, a consultora adianta que o mercado demonstrou ser bastante dinâmico, e que os operadores desta categoria de espaços mantêm o interesse nas duas principais cidades portuguesas, sobretudo pelo estilo de vida que as mesmas disponibilizam e a competitividade do talento que se encontra localmente.

A CBRE assessorou as três operações mais relevantes no mercado, nesta área, nomeadamente com a colocação de 5.800 m2 referentes ao primeiro espaço da WeWork em Portugal, no edifício Alexandre Herculano 50, e do LACS no edifício 24 de julho, no qual ocupou a totalidade do imóvel com 4.400 m2, ambos em Lisboa. Já na Invicta, procedeu à colocação de 5 mil m2 para a Spaces, no edifício Joana D’Arc, sendo este o primeiro espaço do operador na zona Norte dos país.

Segundo André Almada, Senior Director de Advisory & Transactions Offices da CBRE Portugal, “Estivemos ativamente envolvidos em quatro das cinco maiores transações do mercado de escritórios de Lisboa, o que certamente contribuiu para a consolidação da nossa liderança de mercado. O setor dos escritórios, em 2022, teve uma performance incomparável, e se havia dúvidas sobre o fim dos escritórios, em consequência das alterações nos formatos de trabalho resultantes da pandemia, as mesmas estarão totalmente dissipadas. Também o poder de atracão de Portugal como um mercado de excelência para se viver e trabalhar voltou, como em anos recentes, a ser um fator muito relevante no resultado alcançado pelo mercado de escritórios.”