“Marketing para Consultores Imobiliários: Já foste ao Instagram hoje?” – Bruno Coelho, CO-CEO e Diretor de Marketing do Grupo Zome Pr1me

Convidar-vos a ir ao Instagram, “perder” tempo com uma rede social de lazer… Parece contraproducente, não?! A verdade é que o Instagram, como todas as redes sociais, pode ser um grande aliado e, a médio longo prazo, uma grande fonte de negócio, desde que gerido com esse objetivo. E, antes de hipotecarem todas as vossas fontes de Leads, relembro que as redes sociais são fundamentais numa estratégia sustentável de Aquisição de Leads mas não garante negócio rápido. Se está a começar como Consultor Imobiliário guarde este artigo e volte a lê-lo daqui a 3 meses.

O Instagram é a rede social que, nos últimos anos, mais tem crescido em Portugal, com 61% de utilizadores da Internet, no nosso país, a ter uma conta ativa nesta rede, ou seja, 4.9 milhões. Embora se foque muito na partilha de vídeos, imagens e, mais recentemente, nos directos, são as “Stories”, herdadas do Snapchat, que mais público tem atraído. Antes de passar para algumas sugestões que vos pode fazer crescer o negócio, nesta rede social, relembro o princípio fundamental de qualquer estratégia de conteúdo: Ser autêntico.

As pessoas querem trabalhar/fazer negócio com quem confiem. Se vai utilizar jargão do setor, vai ser e parecer apenas mais um Consultor e, nesse caso, não há razão para o escolher a si, em detrimento de outro mais autêntico. Partilhe a sua experiência e visão do negócio, ajude e mantenha-se fiel aos seus princípios. Por mais que seja interessante mostrar fotos de imóveis isso não vai captar a atenção dos seus clientes e não o vai diferenciar dos demais. E sim, infelizmente, a única maneira de o fazer é falar de si, da razão de estar neste negócio e do porque é que faz as coisas de forma diferente. Faça fotos, vídeos da sua vida, bem como artigos que falem das suas paixões. As pessoas vão identificar-se e nós gostamos de trabalhar com quem nos identificamos, nos parece mais próximo da nossa forma de ser. Se seguir este conselho, diria até que o principal de todos, tenho a certeza que fará crescer organicamente o seu Instagram e, por consequência, o negócio que daí virá. Mas, ainda assim, deixo-lhe mais algumas dicas que o poderão ajudar:

Vá colocando stories ao longo do dia. O objetivo deverá ser ter uma história nova sempre que alguém entra ao longo do dia. Assim, estará sempre presente no topo do feed e, é muito mais provável que tenha várias visualizações pela mesma pessoa no decorrer do dia. Já para não falar que ser consistente nos conteúdos vai beneficiá-lo no algoritmo do Instagram. Para quem acha que irá o primeiro pensamento (Top of Mind) quando quiserem fazer um negócio imobiliário?

Utilize CTAs. Como em todos os bons artigos de marketing senti-me, mais uma vez, impelido a utilizar alguma linguagem do meio: CTA ou Call to Action. No fundo um botão para clicar como por exemplo saiba mais aqui, perguntas, quizzes, no fundo o que se lembrar. Utilizar esta ferramenta vai permitir-lhe ter um aumento de audiência rápido. Pode, inclusive, fazer perguntas e responder depois a sua resposta com vídeos e imagens.

Adicione música. Até pode não gerar mais engagement mas irá certamente dar mais contexto e vão ser, sem dúvida, muito mais memoráveis. Qualquer visita a uma propriedade fica melhor com som. E, já agora, não se esqueça de colocar um ícone com som para quem está a assistir saber que tem som.

Adicione Hastags e localizações. Tal como no feed, ao utilizá-los vai aumentar o alcance das suas publicações, mas nas histórias nem precisam de estar visíveis. Entre uma a três hashtags é comumente aceite como o formato que mais engagement gera.

Aumente o seu negócio com o Instagram. Experimente, pode ser que seja surpreendido e, acima de tudo, recompensado.