“Marketing para Consultores Imobiliários: Geração de Leads, as opções gratuitas de longo prazo” – Bruno Coelho, CO-CEO e Diretor de Marketing do Grupo Zome Pr1me

Bruno Coelho, CO-CEO e Diretor de Marketing do Grupo Zome Pr1me

Continuamos com o tema central do negócio do Consultor Imobiliário, a geração de leads, ou seja, de contactos interessados em comprar ou vender imóveis. Divido as fontes de leads em 4 grandes grupos: num eixo divido entre curto e longo prazo e, num outro a necessidade ou não de investimento financeiro ou se apenas de tempo, ou seja, trabalho do consultor. Hoje, vamos abordar aquela que acredito que deva ser a segunda fonte de leads a trabalhar, as leads gratuitas de longo prazo. Contudo, deixo aqui um alerta que, em início de carreira, não devem ser o maior foco dos Consultores, mas deverão, no entanto, começar a trabalhá-las desde logo visto que será o principal pilar para o seu futuro:

Trabalhar as Recomendações. Parece relativamente óbvio que pessoas que trabalharam connosco e gostaram do que fizemos nos recomendem. Na prática, e a principal mensagem a reter, é que é fundamental trabalhar esta fonte de forma sistematizada. Recolher testemunhos para utilizar futuramente, fazer seguimentos pontuais, ou seja, no fundo relembrar às pessoas que estamos cá e que somos competentes. Mas há algo a ter em atenção: não confundir referenciação com recomendação (que entrará no tema seguinte).

E-mail marketing. O e-mail é a maior e a melhor oportunidade inexplorada dos consultores Imobiliários. Temos centenas, se não milhares, de contactos connosco, leads que já abordámos, clientes com quem já trabalhámos. Podemos criar campanhas recorrentes, personalizadas e automatizadas com baixo investimento de tempo. Ao fazê-lo vamos, periodicamente, relembrar que existimos e o que estamos a fazer.

Redes sociais. Aqui, estamos a falar de marketing de conteúdo sem investimento. Organicamente demorará muito tempo até obtermos leads, mas com uma boa segmentação e consistência conseguir-se-ão obter muitos conteúdos. E sim, acrescentar algum investimento não fará nenhum mal desde que tenhamos um objetivo muito bem definido, mas falaremos disso mais à frente.

Existem mais fontes de leads de longo prazo, sem investimento, como os investidores, construtores ou eventos, mas acredito que os aqui expostos são os mais simples e eficazes para alicerçarem o negócio.  No próximo mês encerrarei o tema, com as leads pagas, de curto e longo prazo.

Aumente a eficiência do seu negócio com a Geração de Leads. Experimente, pode ser que seja surpreendido e, acima de tudo, recompensado