O email marketing é uma das maiores oportunidades no Mercado Imobiliário, contudo são muitos os Consultores que não investem nele, e são três as grandes razões. A primeira, e influenciada pela quantidade de emails que recebemos, é a de acharem que ninguém os vê. Não pode estar mais longe da verdade. De acordo com o Mailchimp, um dos maiores serviços de envio de email, 21% dos mesmos são abertos. A segunda razão, é acharem que não traz retorno. O e-mail marketing não só funciona, como é talvez dos melhores investimentos que podem fazer. Um estudo, da DMA realizado em 2019, demonstrou que por cada 1€ investido o email marketing gera 41€. Independentemente de ser ou não este valor, tenho comprovado sistematicamente ROIs positivos, o que já não se pode dizer de todas as ferramentas. Finalmente, e talvez a mais importante, existe a perceção de que as pessoas não querem receber os nossos emails. De acordo com a Statista, 49% dos consumidores quer receber informação semanalmente das marcas que gosta.
O que gostaria ainda que retivessem é que o email permite-nos, de forma relativamente económica, manter uma conversação com os nossos clientes e evitar que eles se esqueçam que existimos e que estamos disponíveis para os ajudar neste mercado. O que é importante também, é que esta é uma ferramenta de volume e de longo prazo, ou seja, precisamos de uma boa base de dados e de tempo. Importante, esta não deve ser uma ferramenta de foco para quem esta a entrar agora no Mercado.
De seguida, encontra algumas sugestões para fazer crescer, com o email marketing, o seu negócio imobiliário:
– Segmente a sua base de dados. Todos os consumidores querem informação pertinente para eles. Quanto mais segmentada for a sua base de dados, mais direcionada e relevante será a comunicação com a sua audiência
– Personalize. Todas as ferramentas de email permitem-nos utilizar variáveis da base de dados, como nome, região, ou outras, o que fará toda a diferença para quem abre o seu email. Isto fará com que aumente a relevância para quem recebe e, claro, a taxa de abertura das campanhas.
– Automatize o máximo que puder. A automação do email marketing vai disparar a sua produtividade. Se não tem e-mails automáticos a sair para os seus clientes está na altura de o fazer, assegurando assim que tem mais tempo para o que realmente importa. Há vários exemplos que pode usar, desde um simples email de boas-vindas como um email a pedir um testemunho após uma transação.
– Teste e analise. O e-mail tem uma vantagem enorme. Permite-nos testar mensagens diferentes para públicos semelhantes e perceber o que melhor resultou de forma estatisticamente significativa. O acesso simplificado a métricas, como entrega, taxas de abertura e cliques permite-nos otimizar esta ferramenta. E nunca se esqueça de analisar o Retorno do investimento como abordei no último artigo.
Aumente a eficiência do seu negócio com o email marketing. Experimente, pode ser que seja surpreendido e, acima de tudo, recompensado.