“Marketing para Consultores Imobiliários: Como cuidar do vosso bem mais precioso”– Bruno Coelho, CO-CEO e Diretor de Marketing do Grupo Zome Pr1me

Bruno Coelho, CO-CEO e Diretor de Marketing do Grupo Zome Pr1me

A Base de Dados é o bem mais precioso de um Consultor Imobiliário. Desde o momento em
que pomos um pé no Mercado Imobiliário que ouvimos isto, se for preciso, várias vezes por
dia. Contudo, ainda que tal seja verdade, é incrível a quantidade de vezes que constato que
não percebem o porquê de o fazer. Criar uma base de dados é moroso, e é muito mais que
colocar números de telefone num CRM. A base de dados, trabalhada de forma consistente, é o que nos permite manter em contacto, de forma a nos mantermos atuais para o cliente e a obter referências de negócio. Ainda que muitos consultores achem que podem reter a
informação e seguimentos que têm para fazer de cabeça ou na sua agenda, a verdade é que dificilmente o são e pior, não estão a alimentar um sistema que lhes permita criar campanhas de Marketing, sejam elas e-mail marketing, sms ou redes sociais.

Em baixo encontra algumas sugestões sobre o que fazer para crescer o seu negócio imobiliário em 2022 com a sua base de dados:

– Seja consistente. Independentemente do CRM que use, quando conhece alguém tem que ter um sistema para se manter regularmente em contacto com esta pessoa, seja através de email, sms, telefonema ou uma mistura de ambos.

– Segmente a sua base de dados. Já falava disto no último artigo, mas a verdade é que todos nós enquanto consumidores queremos informação pertinente para nós. Quanto mais segmentada for a sua base de dados, mais direcionada e relevante será a comunicação com a sua audiência.

– Divida a sua Base de dados. Alguns Consultores optam por dividir as bases de dados no grupo de geração de leads, os contactos que estão a trabalhar para que façam negócio com eles, e o seu círculo de influência, os clientes antigos, amigos, entre outros, de onde poderá vir novo negócio ou referências. São ambas úteis, mas a diversificação vai permitir ter duas fontes distintas de negócio.

– Não ceda à primeira novidade. Por mais que, aparentemente, existam formas de obter leads de forma massiva, é melhor trabalhar a nossa base de dados com contactos sólidos, que poderão trazer frutos no futuro. Se parece fácil demais desconfie.

-Crie seguimentos. Qualquer contacto na sua base de dados tem que ter um seguimento
associado, um gatilho temporal, como uma data (ou passado x meses), ou comportamental, depois de comentar um post, por exemplo.

Aumente a eficiência do seu negócio com uma boa gestão da sua base de dados. Experimente, pode ser que seja surpreendido e, acima de tudo, recompensado.