“Marketing para Consultores Imobiliários: A importância de trabalhar a Zona de Posicionamento” – Bruno Coelho, CO-CEO e Diretor de Marketing do Grupo Zome Pr1me

Bruno Coelho, CO-CEO e Diretor de Marketing do Grupo Zome Pr1me

Em Marketing fala-se muito sobre posicionamento. A capacidade de nos identificarmos e diferenciarmos na mente dos nossos consumidores é fulcral para que sejamos o parceiro escolhido quando procuram o nosso serviço. É um tema que já abordei, é verdade, mas hoje gostaria de abordar outro também ele essencial, o Posicionamento Geográfico ou, como é mais conhecido no Mercado Imobiliário, trabalhar uma zona de posicionamento. Bem sei que já falei de muitas outras formas de geração de leads, sejam elas digitais, de curto prazo, pagas ou não, mas, por mais que funcionem, não há nada que substitua a zona de posicionamento. A tal diferenciação que procuramos no Mercado Imobiliário é mais fácil de obter quando privilegiamos um local para fazer as nossas ações de terreno. Após investirem no conhecimento do comércio, dos imóveis, das pessoas, é mais fácil afirmarmo-nos, e sermos visto no local, como especialistas, o que nos torna mais apelativos aos olhos dos clientes.

Selecionem uma zona. O tamanho e o tipo de imóveis podem variar, mas a regra mais comumente aceite é que não pode ser demasiado grande pois vamos precisar de estar constantemente nesse local e em contacto com os proprietários. Entre 500 e 1000 imóveis, é geralmente o número aceite. E embora possa parecer pouco não se esqueçam que vão ter de se tornar na referência para estas pessoas e que cada um destes imóveis tem várias pessoas, cada um com vários familiares e amigos.

É um investimento. Ao contrário do que muitos pensam, trabalhar uma zona de posicionamento não é distribuir flyers nas caixas de correio. Essa até pode ser uma das ferramentas, mas trabalhar sistematicamente uma zona de posicionamento implica investimento no comércio, em materiais de comunicação, na relação com os moradores. Almocem nos restaurantes, vão às compras nas lojas da zona envolvente e disponibilizem gratuitamente espaço na vossa publicidade. Como digo frequentemente “primeiro é preciso dar para depois receber”.

Deem tempo. Ninguém se torna especialista em algo de um dia para o outro. Não só vão precisar de conhecer a zona, como vão ter de se dar a conhecer e estabelecer relações. E isso demora. Uma das melhores formas de acelerar este processo é selecionar uma zona em que já nos conheçam, tal como o bairro onde crescemos ou vivemos.

Antes de terminar apenas uma nota! Uma zona de posicionamento é “apenas” uma das muitas diversas fontes de leads que existem, sendo que a partir do momento em que são a referência numa determinada zona isso poderá contribuir para as restantes.

Aumente a eficiência do seu negócio com um bom trabalho de zona de Posicionamento. Experimente, pode ser que seja surpreendido e, acima de tudo, recompensado.