Makro de Alfragide vendida por mais de 40 milhões de euros

A makro Portugal acaba de vender o local onde se encontra a sua primeira loja em território português, em Alfragide.

A operação de sale & lease back que engloba o terreno e os edifícios da empresa em Alfragide, incluindo edifício de escritórios e estabelecimento comercial, realizou-se por um valor acima dos 40 milhões de euros.

Em conjunto com a METRO PROPERTIES, entidade gestora do imobiliário da METRO AG, a makro Portugal vendeu o ativo ao Fundo de Investimento Imobiliário Aberto IMOFOMENTO, gerido e representado pelo BPI Gestão de Ativos O local conta com 25.400 m², dos quais 21.000 m2 são dedicados à loja e os restantes 4.400 m2 ao edifício de escritórios.

A transação mediada pela JLL e realizada em regime de sale & leaseback, tem o objetivo da venda e posterior arrendamento do ativo detido até aqui pela makro Portugal, que continuará a ser a arrendatária do imóvel, garantindo a sua operação naquela localização a longo prazo.

A operação tem como objetivo desenvolver novos investimentos dentro do grupo, aumentando ainda mais a sua competitividade e consolidando o seu posicionamento no mercado nacional e insere-se na estratégia global da METRO PROPERTIES.

De acordo com David Antunes, CEO da makro Portugal, “esta transação comprova o excelente resultado que a MAKRO Portugal tem conseguido ao longo dos últimos anos e em especial durante o período pandémico. Esta aposta da METRO AG no mercado português volta a reiterar a confiança do grupo no nosso país.”

Segundo Fernando Ferreira, Head of Capital Markets da JLL, o processo foi “muito competitivo, tendo o ativo gerado bastante interesse entre os investidores. Tratou-se de uma oportunidade de investimento muito atrativa, pois envolveu uma operação de “sale & leaseback” a longo prazo com uma empresa internacional sólida e líder de mercado. Além disso, o próprio imóvel tem excelentes caraterísticas e tem sido alvo de investimento contínuo, estando situado numa localização comercial estratégica na região de Lisboa”.

O grupo METRO garante, com esta transação, a localização dos escritórios centrais da grossista em Alfragide, mantendo-se como destino privilegiado para os clientes profissionais da makro Portugal e dos seus colaboradores no futuro.

O BPI Gestão de Ativos beneficia não apenas da localização do ativo, como da permanência da makro Portugal que enquanto operadora premium permanece como ocupante principal do imóvel.

A METRO, é uma empresa líder grossista internacional, detentora de uma gama de produtos alimentares e não alimentares, especializada em servir as necessidades de hotéis, restaurantes e cafetarias (HoReCa), assim como de fornecedores independentes. Atualmente, a empresa opera em 34 países e emprega mais de 97.000 pessoas em todo o mundo.

A makro presente em Portugal desde 1989, filial portuguesa da METRO, é uma empresa líder na distribuição grossista, que vende na sua maioria produtos alimentares e não alimentares. A makro presta um serviço global e integrado que vai ao encontro das necessidades de abastecimentos dos profissionais de restauração, hotelaria e similares, retalhistas alimentares e não alimentares, instituições, associações e fundações (públicas e privadas), empresas e empresários da indústria e serviços e ainda profissionais liberais e por conta própria. Conta atualmente com 10 lojas nos principais centros económicos e urbanos do país e com cerca de 1.000 colaboradores.