M7 Real Estate vende edifício Forte 9 à Lusoproa

As antigas instalações da Cervejaria Lusitânia funcionavam no edifício.

A M7 Real Estate, investidora pan-europeia e gestora de ativos especializada em propriedades multi-arrendadas, acaba de vender o edifício de escritórios Forte 9, na Avenida do Forte, em Carnaxide, Oeiras. Sem valor de investimento revelado, o ativo foi adquirido pela promotora imobiliária portuguesa, Lusoproa

A consultora CBRE atuou enquanto assessora da M7 Real Estate na transação do edifício Forte 9 à Lusoproa, e ficou responsável por gerir e concluir o processo de alienação do imóvel. O ativo que anteriormente era conhecido por incorporar as antigas instalações da Cervejaria Lusitânia, foi agora vendido ao promotor imobiliário Lusoproa.

De acordo com Leonardo Peres, Managing Director da M7 Real Estate Portugal, “apesar do contexto de alguma incerteza nos mercados, vimos uma oportunidade de cristalizar valor para os nossos investidores, aproveitando a resiliência contínua do mercado de investimento português, bem como os fortes fundamentos subjacentes na área de Carnaxide. A venda deste ativo à Lusoproa está em linha com o nosso plano de negócios e acompanha a conclusão da nossa estratégia de gestão de ativos. Isto permitiu-nos incrementar a área arrendável, definir um produto e garantir uma licença para renovar o edifício, aumentando assim a liquidez do ativo. Portugal continua a ser um mercado-chave para a M7 e temos ambições de continuar a mobilizar capital em nome dos nossos investidores, caso surjam as oportunidades adequadas”.

Miguel Batista, da Lusoproa, salienta que “é um ativo muito bem localizado, com características que permitem o desenvolvimento de um projeto muito interessante, que passará pela total reconversão do existente num edifício totalmente adaptado às atuais necessidades e exigências do mercado. É um investimento importante para a Lusoproa, na medida em que até ao momento a nossa estratégia de investimento tem passado maioritariamente pelo desenvolvimento de ativos residenciais.”

Para a Lusoproa, esta é a primeira aquisição de um ativo destinado a escritórios, tendo até agora pautado o seu portefólio por ativos destinados a habitação, possuindo elevado track record como promotor residencial.

Segundo José Hermozilha, Head of Investment Properties da CBRE Portugal, “Trata-se de um edifício icónico na zona de Carnaxide, com grande visibilidade desde a Avenida do Forte, e com potencial de reposicionamento por parte do novo proprietário. Devido às suas caraterísticas e flexibilidade, acreditamos muito no sucesso de um projeto de uso alternativo”.

O edifício Forte 9 será totalmente destinado a serviços. Com licenciamento aprovado totaliza cerca de 3.500 metros quadrados de ABC (Área Bruta de Construção) distribuídos por três pisos, a que se somam 116 lugares de estacionamento distribuídos por quatro pisos em cave.

O ativo beneficia de uma localização privilegiada no Corredor Oeste, em plena Avenida do Forte, possuindo uma elevada oferta de comércio e serviços na envolvente, sendo esse um fator essencial para a instalação de um futuro inquilino.