Garland investe 30 Milhões de Euros em novo centro logístico

A Garland Logística espera aumentar o seu volume de negócios em 40%.

Implementado num terreno com cerca de 100.000 m2, o novo centro logístico conta com excelentes localização e acessibilidades, junto ao nó de Arcozelo entre a A44 e a A29.  A Garland está a arrancar com a construção. que irá permitir a expansão nacional da área logística do Grupo Garland, um dos líderes de mercado no setor de Navegação, Transportes e Logística, e é o segundo a acontecer no concelho de Vila Nova de Gaia.

A construção do imóvel, numa área coberta de 38.000 m2, representa um investimento de 30 milhões de euros, terá capacidade para 100 mil paletes e permitirá a criação de 100 postos de trabalho diretos e de 200 indiretos.  A conclusão da obra está prevista para junho de 2022.

De acordo com o comunicado enviado, a Garland Logística (unidade de negócio dedicada às operações de logística de armazém, distribuição e e-commerce do Grupo Garland) detém uma área de armazenagem de 91.500 m2, distribuída por sete unidades de norte a sul do país (Maia, V. N. Gaia, Aveiro, Mealhada e Cascais). Com este investimento alarga a sua capacidade para 129.500 m2, um dos maiores parques nacionais no sector.

A Garland Logística estima, com este novo centro, aumentar o seu volume de negócios em 40%., sendo que teve um crescimento acumulado de 50% nos últimos cinco anos.

Segundo Ricardo Sousa Costa, administrador do Grupo Garland e CEO da área Logística, “Numa altura crítica para a economia nacional, que procura resistir aos efeitos causados pela pandemia, esta forte aposta em expandir significativamente a atividade logística traduz a nossa confiança numa retoma que se pretende efetiva a médio prazo. É um projeto que nos enche de orgulho, não só pela sua dimensão e visibilidade, mas também pelos postos de trabalho que cria e pela dinamização económica que imprime na região”.

O novo centro logístico da Garland irá centralizar as operações de apoio à atividade de produção de bicicletas do cliente Decathlon, cujo projeto, permitirá o armazenamento de 100.000 paletes, contribuindo assim para a consolidação de uma importante atividade industrial exportadora do concelho de Gaia.

Este será um empreendimento logístico de última geração, a construção do edifício obedece a todas as boas práticas de inovação e sustentabilidade ambiental e energética. Com o objetivo de se tornar o primeiro centro logístico em Portugal com certificação internacional BREEAM New Construction, o projeto seguirá um plano extremamente exigente.

A unidade irá também incorporar as mais avançadas tecnologias de segurança, nomeadamente um modelo de sprinklagem FM approved, um sistema completo de deteção e combate de incêndios, desenfumagem, CCTV, controlo de acessos e intrusão, e bacias de retenção.

Ricardo Sousa Costa acrescenta ainda que “A Garland Logística tem tido um crescimento muito importante nos últimos anos. Este centro logístico de última geração surge naturalmente como consequência desse crescimento. O nosso objetivo é continuar a expansão, a qual tem tido mais expressão no Norte, mas que nos interessa que seja nacional, pelo que continuamos atentos a novas oportunidades que surjam noutras regiões do país. Os próximos anos serão seguramente de continuidade nesta linha sustentada de crescimento”.