Lidl inaugura o primeiro centro logístico semi-robotizado num investimento de 73 milhões

Num investimento de 73 milhões de euros, o recente e mais moderno entreposto do Lidl já está a operar a 100%.

O recente e mais moderno centro logístico do Lidl já está a operar a 100%, assumindo o fornecimento das lojas do norte de Portugal, com um investimento de 73 milhões de euros. Segundo avançou o Lidl em publicação, o novo entreposto permitiu a criação de quase duzentos novos postos de trabalho e veio contribuir para a dinamização da economia local, com o desenvolvimento de uma nova zona industrial no Norte do país.

Situado na Zona Industrial da Ermida, este entreposto ocupa um espaço de 48.000 metros quadrados e tem capacidade para abastecer mais de 100 lojas, garantindo uma maior eficiência de resposta e ganhos significativos do ponto de vista da sustentabilidade das operações. A capacidade de armazenagem é de 55.000 paletes e conta com mais de 90 cais.

O novo centro logístico conta ainda com 400 lugares de estacionamento e seis estações duplas de carregamento para veículos elétricos, na sequência do compromisso assumido pela empresa a nível de mobilidade sustentável, anunciada em junho 2020. Este prevê a criação de uma rede de mais de 100 postos, até ao final de fevereiro de 2022, ligando Portugal de Norte a Sul, em todas as capitais de distrito.

É um projeto diferenciador por se tratar do primeiro entreposto semi-robotizado do Lidl no país, o que traz benefícios, como um maior ganho de capacidade de armazenamento por m2, menos perdas de produto, maior eficiência da operação e uma mais eficiente organização da entrada e saída das paletes. Este é um investimento diferenciador do retalhista nos seus entrepostos, uma vez que o introduz num novo modelo industrial, no qual se incluem as tecnologias de automação na execução de edifícios inteligentes.

A cerimónia de inauguração contou com a presença do Secretário de Estado do Comércio, Serviços e Defesa do Consumidor, João Torres, do Presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, Alberto Costa, do Presidente da Assembleia Municipal, Fernando Benjamim, do Presidente da União de Freguesias de Santo Tirso, Couto e Burgães, Fernando Gomes da Silva, assim como dos membros do gabinete municipal.

De forma a dar continuidade à aposta crescente que o Lidl tem vindo a fazer na região Norte, onde já tem 82 lojas, este entreposto vem substituir o anterior, de Vila Nova Famalicão, existente desde 1997.