A Kempen Capital Management, em cooperação com o lançamento do cliente Stichting Pensioenfonds PostNL desenvolveu o SDG Farmland Fund. A nova solução de investimento permite que investidores profissionais se concentrem em investimentos globais em terras agrícolas, ao mesmo tempo que fornece uma contribuição significativa e concreta para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Este é um claro sinal da aptidão dos investidores internacionais pela aquisição de propriedades rurais em Portugal por retornos simpáticos, demonstrando cada vez mais interesse pela agricultura.
O SDG Farmland Fund, foi criado com o objetivo comum de oferecer um retorno atraente sobre o investimento e promover ativamente uma mudança para uma produção de alimentos mais sustentável. Para isso, foram identificados indicadores concretos e mensuráveis (KPIs) no campo das mudanças climáticas, saúde do solo, biodiversidade, qualidade da água e uso de recursos.
Foi no dia 15 de março que o primeiro investimento no SDG Farmlandfund foi concluído. Trata-se de um olival de 190 hectares no Alentejo e a operação concretizou-se com a aquisição da empresa em Portugal proprietária do olival “Rio de Azeite”. A zona de implantação do pomar utiliza água da Barragem do Alqueva. A área de rega do Alqueva é uma rede de rega em grande escala à volta do maior reservatório artificial da Europa. Oferece direitos sustentáveis e permanentes à água e, portanto, emprego a uma nova geração de olivicultores e produtores de amêndoa, nozes e outras frutas, de forma tecnicamente destacada e sustentável. Prevê-se que nos próximos três meses sejam investidos nesta região 800 a 1000 hectares num misto de oliveiras e amendoeiras.
“Sustentabilidade e inovação são princípios básicos importantes de nossa política de investimento. Uma disponibilidade de ativos em terras agrícolas oferece-nos um retorno sobre o investimento potencialmente atraente, bem como uma maior diversificação na nossa carteira de investimentos. A classe de ativos de terras agrícolas é especialmente adequada para oferecer uma contribuição positiva para os objetivos de sustentabilidade do fundo de pensão. Particularmente no campo das mudanças climáticas e da biodiversidade, há muito espaço para avanços e nós, como fundo de pensão, gostaríamos de dar uma contribuição ativa para esse objetivo“ explicou René van de Kieft, presidente da Stichting Pensioenfonds PostNL e membro do comitê de investimento.
Wilse Graveland e Michel Iglesias del Sol, os gerentes fiduciários da Stichting Pensioenfonds PostNL, acrescentaram que “Stichting Pensioenfonds PostNL é um precursor no campo da sustentabilidade e um dos primeiros investidores institucionais na Holanda a incluir uma alocação em terras agrícolas globais com objetivos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) específicos em seu portefólio de ativos reais. Investir em terras agrícolas é uma boa alternativa para os fundos de pensão, além de investir em imóveis não cotados. O retorno sobre os investimentos em terras agrícolas vem de fatores subjacentes fortemente variáveis, como crescimento da produtividade, clima e preços dos alimentos. Ao avaliar todas as opções de implementação em terras agrícolas, vemos que há muito espaço para desenvolvimento adicional quando se trata de sustentabilidade. O SDG Farmland Fund oferece uma solução na medida em que permite aos clientes impactar a seleção real de investimentos.”
“O SDG Farmland Fund tem um capital inicial de 200 milhões de euros e investe em herdades localizadas em países da OCDE. Em termos de geografia e tipos de cultura, isso nos permitirá alcançar uma estrutura e diversificação ideais para o nosso portefólio. Com a ajuda de parceiros locais, o fundo investirá tanto em safras anuais (como grãos de cereais e vegetais) quanto em safras permanentes (como frutas e nozes). Com este fundo, permitimos que os investidores se unam aos agricultores locais para promover e facilitar uma mudança significativa em direção à sustentabilidade das terras agrícolas. Esses investimentos agrícolas nos permitirão ajudar clientes como Stichting Pensioenfonds PostNL a implementar metas de sustentabilidade concretas e mensuráveis que contribuirão significativamente para uma cadeia alimentar sustentável. ” acrescentam Richard Jacobs e Edzard Potgieser, gerentes de portfólio com foco em terras agrícolas dentro da equipe de mercados privados.
O Kempen SDG Farmland Fund tem como objetivo oferecer retornos atraentes de longo prazo para os seus investidores, investindo em terras agrícolas em todo o mundo. As metas de desenvolvimento sustentável são uma parte explícita da estratégia de investimento e, como tal, estão sujeitas a medições e relatórios anuais. O foco está em investimentos em agricultura sustentável e terras agrícolas localizadas nos países da OCDE. O fundo investirá em vários tipos de culturas, tanto permanentes como anuais. A maioria dos investimentos deve ocorrer na América do Norte, Europa Ocidental e Oceânia (incluindo Austrália e Nova Zelândia).