Kantar instala novo hub tecnológico em Matosinhos

O novo hub está localizado na Praça Guilherme Pinto, no centro de Matosinhos Sul.

A Cushman & Wakefield representou a Kantar, no arrendamento do seu novo hub tecnológico em Matosinhos.

A consultora imobiliária foi também responsável pela gestão de projeto e segurança em obra do empreendimento, sendo o projeto de arquitetura do atelier britânico TPBennett, ao passo que a reabilitação e fit-out do edifício ficou a cargo da construtora Garcia Garcia.

O novo hub está localizado na Praça Guilherme Pinto, no centro de Matosinhos Sul, e resulta da reabilitação do antigo edifício, onde foi mantida a traça original da fachada e as linhas industriais que são características desta zona. Devido aos vários cuidados tidos ao nível da sustentabilidade, tais como a forte aposta em energias renováveis, a instalação de modernos e eficientes sistemas de climatização, de painéis fotovoltaicos, e de 48 postos de carregamentos para veículos elétricos, torna o edifício candidato a uma certificação BREEAM In Use.

O espaço foi inaugurado recentemente, e vai acolher pelo menos 300 colaboradores da Kantar, tendo sido pensado para estimular a criatividade, a inovação e a colaboração. Para alcançar estes objetivos, o projeto foi desenvolvido com foco no conforto máximo dos seus utilizadores, com diferentes comodidades instaladas, como uma sala para guardar pranchas de surf, ecrãs com tecnologia de ponta, uma multifaith room e uma rest and relaxation room. Outro dos pilares do projeto foi reforçar o compromisso da Kantar em relação à diversidade e inclusão, pelo que o novo hub dispõe de casas de banho para género neutro.

De acordo com Mário Jacob, Diretor de Business Space da Cushman & Wakefield no Porto, “Esta transação foi extremamente motivadora porque colocou à prova a nossa capacidade de resposta num cenário de pressão, mantendo um serviço de elevada qualidade e objetividade. Conseguimos identificar um imóvel que reunia as exigentes características solicitadas pela Kantar e cumprir com os prazos acordados, sendo o resultado final um escritório fantástico cujo arrendamento foi um dos quatro de maior dimensão no Porto, em 2022. Nesta operação atuamos em representação da Kantar, e um dos fatores-chave para o sucesso foi a ótima ligação entre o escritório do Porto e o departamento de GOS (Global Occupier Services) da Cushman & Wakefield em Portugal, representado por Francisco Vasconcellos, Associate da equipa de Escritórios e responsável por essa área em Portugal, que assegurou a comunicação entre os vários intervenientes”.

Segundo Bruno Martins dos Reis, da equipa de Gestão de Projeto da Cushman & Wakefield Portugal, “O desafio principal do projeto passou por transformar um edifício preparado para receber um stand e oficina automóvel num edifício de escritórios, adequado à realidade atual da empresa, com atenção especial aos temas da sustentabilidade, da imagem da marca e da qualidade dos espaços de trabalho, colaborativos e sociais”, ainda acrescentando que, “concluiu-se num prazo recorde um projeto extraordinariamente detalhado, que foi recebendo e acomodando as alterações inerentes ao desenvolvimento de um edifício que servirá de referência para os restantes projetos da empresa no resto do mundo”.