Investimento nos fundos de investimento imobiliário diminuiu 0,6% em abril

O montante investido nos fundos de investimento imobiliário diminuiu para 8.261,4 milhões de euros.

Segundo o resultado dos indicadores mensais dos fundos de investimento imobiliário, apresentados ontem pela CMVM (Comissão do Mercado de Valores Mobiliários), em abril de 2022, o valor sob gestão dos fundos de investimento imobiliário (FII), dos fundos especiais de investimento imobiliário (FEII) e dos fundos de gestão de património imobiliário (FUNGEPI) atingiu 10.914,1 milhões de euros, menos 78,6 milhões (0,71%) do que em março.

No que diz respeito ao montante investido nos fundos de investimento imobiliário, o mesmo diminuiu 0,6% para 8.261,4 milhões de euros. Nos fundos especiais de investimento imobiliário, o valor decresceu 0,4% para 2.340,2 milhões de euros e nos fundos de gestão de património imobiliário decresceu 4,9% para 312,5 milhões de euros.

Os países da União Europeia foram o destino da totalidade do investimento feito em ativos imobiliários, no período em análise tendo 48,3% da carteira dos FII e FEII abertos sido aplicados em imóveis do setor dos serviços. A CMVM avança que também os investimentos realizados pelos FUNGEPI se destinaram, sobretudo, ao setor dos serviços (48,1%).

As quotas de mercado mais elevadas eram detidas pela Square AM (11,8%), a Interfundos (10,7%), e a Caixa Gestão de Ativos (8,4%).

A CMVM dá ainda conta que em abril foi constituída a sociedade de investimento imobiliário “Valadim Investimentos – SICAFI Especial, S.A.”, gerida pela Valadim Investimentos.