Investimento nos fundos de investimento imobiliário diminui 1,0% em julho

O montante investido nos fundos de investimento imobiliário desceu para 7.903,9 milhões de euros.

O valor sob gestão dos fundos de investimento imobiliário (FII), dos fundos especiais de investimento imobiliário (FEII) e dos fundos de gestão de património imobiliário (FUNGEPI) atingiu 10.622,5 milhões de euros em julho de 2021, menos 159,7 milhões (1,48%) do que em junho. Este é o resultado dos indicadores mensais dos fundos de investimento imobiliário, apresentados pela CMVM (Comissão do Mercado de Valores Mobiliários.

De acordo com a análise, o montante investido nos fundos de investimento imobiliário decresceu 1,0% para 7.903,9 milhões de euros. Nos FEII, o valor recuou 3,07% para 2.304,4 milhões de euros e nos FUNGEPI desceu 0,8% para 414,2 milhões de euros.

Os países da União Europeia foram o destino da totalidade do investimento feito em ativos imobiliários no mês de julho, tendo 48,3% da carteira dos FII e FEII abertos sido aplicados em imóveis do setor dos serviços. Os investimentos realizados pelos FUNGEPI destinaram-se sobretudo ao setor do comércio (46,2% do total).

No período em análise, a Interfundos (11,8%), a Square AM (11,8%) e a Caixa Gestão de Ativos (9,1%) detinham as quotas de mercado mais elevadas.

De acordo com os dados da CMVM, foram liquidados em julho dois fundos especiais de investimento imobiliário geridos pela Interfundos, o “Stone Capital – Fundo Especial de Investimento Imobiliário Fechado” e o “Gestimo – Fundo Especial de Investimento Imobiliário Fechado”; e um fundo de investimento imobiliário gerido pela GNB Real Estate, o “Imoarruda – Fundo de Investimento Imobiliário Fechado”.