Investimento em vistos gold na Madeira atinge os 60 milhões de euros

O investimento captado através dos vistos gold aumentou 52% ao nível nacional em dezembro.

O investimento registado teve origem sobretudo no setor imobiliário. Entre 2017 e 2021 o investimento captado através dos vistos gold na Madeira ascendeu aos 60 milhões de euros, o que corresponde a 50 autorizações de residência, avançou o jornal Eco segundo informações do Governo Regional.

Para o secretário regional de Economia, Rui Barreto, as recentes alterações no programa de Autorização de Residência para Investimento, que excluem Lisboa e Porto, constituem uma oportunidade para a Região Autónoma da Madeira.

Desde 2017, os cidadãos que fizeram aquisições superiores a 500 mil euros na região autónoma ao abrigo do programa de Autorização de Residência para Investimento, são maioritariamente russos e norte-americanos, havendo também registo de brasileiros, chineses, sul-africanos e bolivianos.

Preocupado com a oferta no mercado imobiliário para os residentes, Rui Barreto salientou que o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) para a Madeira prevê 136 milhões de euros para construção de habitação a preços controlados e apoio ao arrendamento.

Segundo os dados do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), o investimento captado através dos vistos gold aumentou 52% ao nível nacional em dezembro, face a igual período de 2020, para 42,1 milhões de euros. Em dezembro de 2020, o investimento ascendeu a 27,7 milhões de euros.